Buscar

Secretaria de Saúde confirma mais três casos de raiva animal em Ladário

Sobe para seis o número de casos registrados em Ladário

O secretário da pasta Cleber Colleone, disse que medidas foram tomadas para combater a doença (Foto: )

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta segunda-feira, (11), mais três casos de raiva animal em Ladário. Ao todo, o número de casos chega a seis. A doença foi detectada laboratorialmente em cães considerados semi domiciliados e não domiciliados.Conforme o secretário da pasta Cleber Colleone, medidas já foram tomadas para combater a doença no município, como a vacinação dos animais que foi feita por meio dos Agentes de Endemias e veterinários do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), que percorreram as residências de todos os bairros de Ladário.

“O município vem fazendo a sua parte, porém, mais uma vez, é importante que para nos ajudar na campanha, os proprietários de cães e gatos os mantenham em suas residências. Proteger seu animal de estimação é uma das melhores prevenções”, explicou o secretário.

Além da ação de vacinação, o município já está  recolhendo os  cães e gatos, que estiverem em vias e logradouro públicos, o que é respaldada diante da Lei Complementar do Município 029/ 2007 e a norma técnica do Ministério da Saúde.“O vírus da raiva está circulando em nosso município e nesse momento de risco para a nossa população é necessário algumas medidas preventivas evitando que o vírus venha se espalhar ainda mais entre a nossa população. Com o número de casos, a nossa ação preventiva agora é o recolhimento desses animais que estiverem na rua”, explicou Colleone.Ainda segundo ele, aqueles animais que não foram vacinados, os donos ou responsáveis devem procurar o Núcleo de Controle de Zoonoses, que disponibiliza a imunização desses animais. O NCZ está localizado na Rua Emília Alves, Bairro Alta Floresta I, e funciona das 7h às 11h e das 13h às 17h.A ação de vacinação contra a raiva animal realizada pelo município, em abril imunizou 3.720 animais, ultrapassando a meta do município que era vacinar 3.500. Ao todo dos animais vacinados, foram 3.188 cães e 532 gatos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.