Buscar

Segunda-feira é dia de começar dieta: veja hábitos que dificultam o emagrecimento

Não dormir bem faz com que o corpo não queime gordura como deveria

Cb image default
Foto: Pixabay

Segunda-feira é o dia oficial de começar uma nova dieta. Quando pensamos em perder peso, alimentação e exercícios físicos parecem ser os únicos pilares para eliminar os quilinhos extras. Mas, alguns hábitos prejudicam demais o processo de emagrecimento, como o fato de não dormir adequadamente. Além da maior chance de atacar a geladeira durante a madrugada e comer algo nada saudável, a falta de descanso afeta o metabolismo.

— O hormônio GH (hormônio do crescimento) é liberado durante a madrugada, quando a pessoa está em sono profundo. Este hormônio ajuda no ganho de massa magra e diminuição da massa gorda. Sem ajuda dele, emagrecer fica mais difícil — explica a nutricionista Maria Clara Pinheiro.

A falta de planejamento da alimentação diária é outro perigo para quem está lutando contra a balança e quer passar a comer melhor. Programar os pratos e os horários de acordo com a sua rotina evita a tentação de optar por algo mais prático e saboroso na hora que a fome apertar.

A mastigação e o tempo destinado às refeições é outro ponto que precisa ser observado por quem quer emagrecer.

— Quando o alimento chega ao estômago, essa informação demora cerca de 20 minutos para chegar ao cérebro, portanto, o ato de comer lentamente possibilita que o cérebro entenda, eficientemente, a mensagem enviada pelo hormônio da saciedade — finaliza a enfermeira e estrategista de emagrecimento Mari de Chiara.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.