Buscar

Três Lagoas investiga 1º caso suspeito de febre chikungunya

Paciente viajou recentemente para Campo Grande e voltou com os sintomas

O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Três Lagoas (MS) investiga o primeiro caso suspeito de febre chikungunya no município. Trata-se de um homem, de 30 anos, residente no Bairro São Jorge, que apresentou os sintomas, bem semelhantes ao da dengue, na última segunda-feira (3).

De acordo com Adriana Louro Spazzapan, enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, uma amostragem foi encaminhada para Campo Grande onde a doença será ou não confirmada. “Ainda não temos uma previsão de quando o resultado será divulgado”, explicou.

Segundo a enfermeira, o paciente viajou recentemente para Campo Grande e retornou ao município apresentando os sintomas. Ela não descarta a possibilidade da contaminação ter ocorrido na Capital.  O paciente recebeu o tratamento adequado e agentes de endemias intensificaram as ações de borrifação de veneno em seu bairro, como forma de prevenir novos casos.

Segundo o Ministério da Saúde, a febre chikungunya é uma doença causada por vírus do gênero Alphavirus, transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti (transmissor da dengue) e o Aedes albopictus os principais vetores. Os sintomas da febre são febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema e costumam durar de três a 10 dias. A letalidade da chikungunya, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), é rara, sendo menos frequente que nos casos de dengue.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.