Buscar

Universidade realiza atendimentos de saúde gratuitos neste sábado

Aferição da pressão arterial, avaliação de massa corpórea, conscientização sobre alimentação saudável e orientação sobre hipertensão são alguns serviços prestados.

A universidade Anhanguera-Uniderp, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia de Mato Grosso do Sul, promove neste sábado (9), das 8h às 11h, a Campanha “Eu sou 12 por 8”, na Praça Ary Coelho, centro da Capital. O evento reúne profissionais e universitários dos cursos de Medicina e Nutrição para conscientizar a comunidade sobre riscos da hipertensão e oferecer orientações para manter a saúde em dia.

Os profissionais farão o cálculo do índice de massa corporal (IMC), que tem a finalidade de avaliar se o indivíduo apresenta peso excessivo. “Orientação sobre o diagnóstico do IMC e esclarecimentos da rotina alimentar de quem possui pressão alta também serão realizados”, informa a professora de Nutrição da Anhanguera-Uniderp, Luiza Camargo. Além disso, o público será conscientizado sobre os benefícios da alimentação saudável. A Aferição de pressão e medição da circunferência abdominal serão oferecidos pela Liga Acadêmica Cardiovascular da Uniderp, composta por alunos de Medicina. “A gordura aglomerada no abdômen proporciona maior chance de doenças cardiovasculares e complicações fatais”, explica o cardiologista Christiano Pereira, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia do Estado. Na maioria das vezes, a hipertensão é silenciosa, ou seja, não demonstra sintomas, o que exige atenção redobrada da população. Riscos letais também estão associados com a hipertensão.  A pressão alta não controlada provoca metade dos infartos no Brasil, que matam 115 mil pessoas por ano e ainda é responsável por mais da metade dos AVCs, com 105 mil óbitos.  “Quem tem pressão alta pode reduzir em até 16,5 anos sua expectativa de vida”, alerta o médico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.