Buscar

Vinte dois índios morreram com covid-19 em Mato Grosso

Mato Grosso perdeu 22 índios na batalha contra o coronavírus.

Cb image default
Divulgação

Mato Grosso perdeu 22 índios na batalha contra o coronavírus. O número faz parte de um monitoramento da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Os dados referentes ao Estado, são alimentados pela Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt).

No Brasil as mortes, segundo a Apib, chegam a 380, atingindo mais de 100 povos. Assessora da Fepoimt, Eliane Xunakalu complementa que, os maiores casos estão entre os povos xavantes. Somente entre a sexta-feira (26) e o sábado (27), foram 9 mortes. Foi também este o povo a registrar a primeira morte no dia 10 de maio.

A vítima foi um bebê xavante, de 8 meses, que vivia na aldeia Marawãitsédé. “Tem muitos casos que ainda nem saíram os exames. É triste ver esses aumentos. Mas os acompanhamentos vem sendo feitos por parte dos Distritos Sanitários Indígenas”, revela.

Por outro lado, Ministério da Saúde revela que, Mato Grosso chega a 102 índios com confirmação para a covid-19. Mais de 80% dos casos estão também entre os xavantes, que contabilizam 84 confirmações de coronavírus. No Brasil mais de 5,5 mil índios estão confirmados e 633 estão com suspeita.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.