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Agência da Caixa não cumpre lei de tempo máximo para atendimento

A agência da Caixa Econômica Federal de Sidrolândia não está cumprindo a lei que determina tempo máximo para atendimento dos clientes em dias normais e em datas de pagamento. Essa é a reclamação de um internauta que entrou em contato com o site Ronda do MS na noite de ontem (15). O homem, que não quis se identificar, contou em detalhes a tarde que perdeu para realizar uma simples operação na instituição.

Peguei a senha às 12h38 para realizar um saque do meu FGTS e fiquei lá até as 16h47, disse. Em outra oportunidade, a reportagem do Ronda do MS compareceu a mesma agência e percebeu a demora no atendimento. Para serviços de Fundo de Garantia, há apenas dois balcões de atendimento, que costumam servir para apenas um atendente. A agência cumpre, pelo menos, a lei que dá direito ao atendimento preferencial a idosos, gestantes e deficientes físicos, o que aumenta ainda mais o tempo de espera de quem não se enquadra nessas condições.

Cansado de esperar, o internauta disse que se deslocou até Campo Grande, e lá conseguiu realizar a operação em menos tempo, mas também com demora. Por inteiro, vim para Campo Grande fiquei novamente esperando um tempo menor de quase 2 horas, relatou.

No Brasil, não existe uma lei que estabelece tempo limite de espera nas filas para transações bancárias. O que há são regulações de estados e municípios que fazem valer a determinação. Em Campo Grande, a lei 4303/05 determina tempo máximo de 15 minutos. Já nas datas de pagamentos o tempo permitido de espera é de 20 minutos. Nos dias de véspera ou pós feriados prolongados, o atendimento dever ser feito em até 25 minutos, segundo a OAB/MS.

Ainda de acordo com o órgão, se houver o descumprimento, o infrator pode receber uma advertência, multa de até R$ 450,00, suspensão e até mesmo a cassação do Alvará de Funcionamento.

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