Buscar

Assentamento Eldorado sediou 1º seminário de residência agrária da UFGD 

Assentados, estudantes e professores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) participaram do 1º Seminário do Curso de Residência Agrária da UFGD

Assentados, estudantes e professores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) participaram, no sábado (5), do 1º Seminário do Curso de Residência Agrária da UFGD: 

Residentes Comemorando os 15 Anos do Pronera. O encontro aconteceu na base da UFGD instalada na sede do assentamento Eldorado II, em Sidrolândia.

Palestras sobre os 15 anos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), além de uma palestra sobre agroecologia e desenvolvimento sustentável da agricultura familiar foram umas das ações do seminário.

Ao longo do dia também foram efetuadas oficinas sobre plantas medicinais e condimentares, educação ambiental, confecção de bijuteria e doces com matéria prima do cerrado, apicultura e recuperação de áreas degradadas, entre outras.

O principal objetivo do seminário é ampliar o diálogo com estudantes, parceiros e, especialmente, com a comunidade do assentamento Eldorado II. A promoção do evento é do Incra/MS e da UFGD.

Residência Agrária da UFGD

O curso de Residência Agrária da UFGD é resultado da parceria firmada em maio de 2013 entre Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que busca, por meio de convênios com as universidades federais, disponibilizar cursos de especialização e mestrado para a qualificação das famílias assentadas e profissionais que atuam nos assentamentos.

As linhas temáticas do curso da UFGD são “Agroecologia e sustentabilidade na produção agrícola, pecuária e manejo de recursos naturais nos assentamentos rurais” e “Uso de metodologias participativas aplicadas à pesquisa, assistência técnica e extensão rural”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.