Buscar

 Até fim de maio, 7 municípios de MS vão conferir pesquisas sobre soja

(Foto: Anderson Viegas / Agrodebate)

Até o fim do mês de maio, sete municípios de Mato Grosso do Sul ainda vão conferir os resultados das pesquisas desenvolvidas por técnicos da Fundação MS sobre a safra 2013/2014 de soja no estado. Nesta quarta-feira (14), o circuito de palestras está sendo promovido em Campo Grande, na sede da Federação de Agricultura e Pecuária (Famasul).

Na sequência vai passar por São Gabriel do Oeste (dia 15), Maracaju (dia 20), Dourados (dia 22), Ponta Porã (dia 27), Rio Brilhante (dia 29) e Itaporã (dia 30). Desde o início do mês, o circuito, que está sendo promovido pela Fundação MS e Senar/MS, já passou por Amambai, Naviraí e Sidrolândia,

Em cada cidade são apresentadas três palestras que abordam assuntos como a ocorrência de pragas e doenças, a escarificação mecânica e biológica, que pode aumentar a produtividade onde o solo limita a planta na busca pela água e ainda a utilização de novas tecnologias no próximo ciclo (2014/2015).

Especificamente em relação a novas tecnologias o objetivo da apresentação é mostrar ao produtor as opções que o mercado oferece e quais as vantagens de sua utilização. O pesquisador Carlos Pitol, da Fundação MS, explicou que entre as cultivares com menor e maior produtividade, o potencial pode chegar a números que variam de 50 sacas por hectare a 70 sacas por hectare, levando em consideração as condições de plantio e as tecnologias empregadas no manejo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.