Buscar

Cooperalfa em Sidrolândia, realiza a maior importação de matrizes suínas já registrada no Brasil

A companhia importou 900 fêmeas puras da raça Large White (Linha Z) do seu núcleo nos Estados Unidos

Cb image default
Fêmeas puras da raça Large White (Linha Z) dos estados unidos

A Topigs Norsvin, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de genética suína, promoveu recentemente a maior importação de matrizes suínas para uma granja comercial já registrada no Brasil. 

A companhia importou 900 fêmeas puras da raça Large White (Linha Z) do seu núcleo nos Estados Unidos, como parte do povoamento da nova unidade de produção de leitões da Cooperalfa, em Sidrolândia. 

O objetivo desse investimento é contribuir para elevar o patamar genético do rebanho suíno brasileiro, diluindo riscos sanitários e aumentando a variabilidade genética disponível no país. A importação desses animais de alto valor genético permite o melhoramento genético mais rápido, devido à maior variabilidade genética e ao menor tempo de disponibilização desse material importado em nível comercial.

As porcas importadas são provenientes de núcleos genéticos da Topigs Norsvin que utilizam ferramentas tecnológicas avançadas, como a seleção genômica, que utiliza informações de DNA para selecionar os melhores indivíduos. Esse método permite escolher os animais com base em suas características individuais, em vez de selecionar apenas com base nas características de suas famílias, como é feito nos métodos de seleção tradicionais.

A importação das fêmeas ocorreu por meio de um voo fretado exclusivamente para essa finalidade, chegando ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo. Após passarem por uma quarentena e todos os protocolos sanitários na Estação Quarentenária de Cananéia, mantida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos, as fêmeas foram transportadas para a nova unidade de produção de leitões da Cooperalfa em Sidrolândia.

Adauto Canedo, diretor de Negócios & Marketing da Topigs Norsvin, ressalta que a estratégia de diversificar a localização dos animais com alto valor genético é fundamental para garantir o fornecimento de genética de qualidade ao mercado. Além disso, ao investir na importação de fêmeas de alto valor genético para granjas comerciais, a empresa proporciona maior proteção sanitária, reduzindo os riscos e garantindo a capacidade de suprir as demandas do mercado.

A Topigs Norsvin planeja realizar uma segunda importação de 900 matrizes provenientes dos EUA para a granja da Cooperalfa ainda este ano. Além disso, está investindo mais de R$ 40 milhões em um novo núcleo genético em Lages, Santa Catarina, com capacidade para alojamento de 1.000 bisavós de alto valor genético.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.