Buscar

Curso do Sesi de inclusão digital da terceira idade já chega em Sidrolândia e 23 cidades de MS

As aulas são gratuitas e realizadas nas sedes da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi.

Cb image default
Sidrolândia

O Projeto 60+ está sendo um sucesso entre os idosos. O curso, lançado este ano pelo Sesi para promover a inclusão digital da terceira idade, já chegou a 24 cidades sul-mato-grossenses. Os alunos têm aprendido a usar o celular e o computador para realizar tarefas básicas do dia a dia, como enviar mensagens, tirar fotos e fazer chamadas de vídeo. O sentimento entre os participantes do curso é de gratidão e alegria por cada novo aprendizado.

As aulas são gratuitas e realizadas nas sedes da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi. Confira um resumo de como as atividades do Projeto 60+ estão sendo desenvolvidas em cada unidade:

Sidrolândia – Na primeira aula do curso, os alunos aprenderam conceitos como aumentar o tamanho da letra no celular, ativar e desativar wi-fi e dados móveis, e usar e-mails e senhas. “Eu achava que sabia mexer, mas agora vi que tem muita coisa para aprender ainda. Aumentar a letra do celular já foi uma vitória, agora consigo ver se meus óculos”, conta a aluna Irene da Silva.

Antônio João – A turma revisou lições aprendidas em encontros anteriores e continuou a explorar as funções do celular. Nas redes sociais, os alunos visitaram os perfis de familiares, fizeram postagens e adicionaram novos amigos.

Cb image default

Aparecida do Taboado – A aula inaugural do curso contou com a presença gerente regional do Sesi, Messias Weber dos Santos e do prefeito municipal José Natan, além de secretários municipais, vereadores e representantes do Sesi. “O lançamento atingiu a nossa meta. Os idosos atenderam ao convite e demonstraram bastante interesse pelo curso. Estou gostando de ver o interesse dos nossos idosos, é muito gratificante”, disse a monitora Maria Regina.

Aquidauana – As monitoras ensinaram os idosos a manusear a câmera do celular. Os alunos tiraram selfie e fizeram vídeos. “Não estou gostando, mas sim adorando as nossas aulas!”, destacou o aluno Vicente Cáceres, de 75 anos. “É muito gratificante ver que os idosos estão aprendendo e ficam ansiosos para cada aula”, contou a monitora Ana Paula de Lima.

Laguna Carapã – A aula de retomada das atividades no segundo semestre foi marcada pela chamada de vídeo em grupo. Todos os alunos puderam realizar uma chamada, primeiramente no grupo dos alunos, e em seguida no grupo da família de cada aluno, com até oito participantes. “Foi muito interessante a participação dos familiares com a chamada de vídeo, pois havia pessoas de outros estados interagindo”, contou a monitora Marta Solange de Souza.

Nova Andradina - As aulas da semana foram sobre personalizar o WhatsApp, criar grupos, enviar contatos e realizar chamadas de vídeo. “Estou gostando muito das aulas e procuro não faltar também, já que toda aula é continuação da outra. Estou conseguindo aprender a teclar no celular, isso me deixa muito feliz de não depender de outras pessoas para isso”, avaliou Luís Miguel Bezerra, de 70 anos.

Ponta Porã – Os alunos conheceram o material didático que será empregado ao longo do curso e aprenderam a baixar aplicativos no celular. “As aulas estão sendo excelentes, obrigada pela paciência, pela dedicação e por estar nesse projeto”, disse Joana Luísa Cardoso, de 66 anos.

Sonora - Na sexta aula, os alunos aprenderam como fazer um grupo no WhatsApp; como silenciar conversas do grupo, como enviar vídeo e fotos e ligar pelo aplicativo; entre outros. Depois de ouvir a explicação teórica, a turma colocou os conhecimentos em prática.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.