Buscar

Ex Conselheiro Tutelar  escreve artigo sobre a verdade escondida por trás da profissão 

Entenda o dia a dia de um conselheiro e reflita se vale a pena, um artigo de extrema importância para aqueles que almejam a profissão

Fagner de Olindo Santana que faz parte do Jornalismo do SidrolandiaNews, é um ex Conselheiro Tutelar, e que sem medo mostra com seus reais conhecimentos de causa a realidade vivida por este profissional que muita vezes é injustiçado por aqueles mesmo que defende, confira o brilhante artigo.

             Faça parte do CT, não tenha mais horários, não durma e crie inimizades

Estão abertas desde o dia 16 de junho de 2015, as inscrições para o conselho tutelar de Sidrolândia. Para aqueles que desejam se tornar conselheiros tutelares às inscrições poderão ser feitas até o dia 03 de Julho de 2015.

Não se iluda com o salário, com a nova resolução aprovada na câmara municipal os conselheiros passarão a gozar de R$ 2.000,00 (Dois Mil Reais) mensais fora os descontos. A quem garanta que este valor não cobrirá as doses diárias de “Buscopan” que os futuros conselheiros terão que fazer uso devido às dores de cabeça no dia a dia.

Além de possuir ensino superior em qualquer área, o fato é que aqueles que se dispuseram a fazer uma faculdade seja ela de 03, 04, ou até mesmo 05 anos deve pensar bem ao trocar estes anos pelo tempo de contrato temporário, ou até mesmo com um tempo bem determinado haja vistas que com o dia a dia aqueles que entram neste trabalho corre o risco de menos de um ano querer sair.

Entenda o dia a dia de um conselheiro:

Além de cumprir uma jornada de trabalho de 40 horas semanais (de Segunda a sexta – feira), o conselheiro concorre a uma escala de plantão de 24 horas seja no sábado, domingo ou feriado.

 Também deverá se submeter a cobrir o plantão com o outro conselheiro, pois nenhum conselheiro pode atender a qualquer chamado sozinho.

Não é novidade nenhuma seu telefone tocar às 02 horas da manhã com policiais, delegado, investigadores, pais e mães, sociedade no geral solicitando sua presença seja na delegacia, ou até mesmo em residência por que o filho de 17 anos não chegou a casa, ou por que a filha de 17 anos está namorando e até a esta hora não havia chego, “Ai do plantonista não ir atender”, seus próprios companheiros do colegiado o representarão junto ao CMDCA ou Promotoria de Justiça por não cumprir sua “função”.

Ainda quer ser conselheiro?

A saga continua: Haverá dias que traficantes, homicidas, estupradores, ladrões e psicopatas estarão dentro do carro que você estará dirigindo as 03:00 horas da madrugada, vale ressaltar que depois de ouvidos na delegacia você terá que os levarem para casa.

Não se assuste, fique calmo (a). Serão rotineiras as ameaças de pais ou mães que por ventura se acham no direito de fazerem o que bem entendem com seus filhos do tipo: Colocá-los para vender drogas e se prostituírem com caminhoneiros para trazerem dinheiro para casa, este dinheiro será para a alimentação deles?...negativo, o dinheiro ganhado nas drogas é para pagar os traficantes e o dinheiro ganhado na prostituição é para comprar mais drogas. E onde você como conselheiro entra nisso?...simples, você irá cumprir com a lei aplicando a medida protetiva, acionando o ministério público que futuramente retirará destes pais o pátrio poder. Então, estes pais irão ao conselho tutelar te ameaçar, isso mesmo, te ameaçar não só no conselho tutelar, mas na sua casa também, culpando você por ter prejudicado a sua “família”.

Ainda quer ser conselheiro tutelar?

Calma, vamos falar sobre a polícia:

Em seus plantões eles ligam a qualquer hora, seja no período diurno, noturno e até mesmo nas madrugadas, solicitando sua presença, lembre-se: você deve ir, senão eles passarão a não te atender nas ocorrências que você com muita certeza solicitará os vossos concursos. Eles saberão chegar bem depois do seu chamado. Por fim, assim que você deixar de ser conselheiro tutelar, você ainda continuará indo responder a processos como testemunha, ou até mesmo aqueles processos movidos por você enquanto conselheiro, sem falar que aqueles menores delinquentes que você atendeu, enquanto estava trabalhando ficarão te olhando feio na rua.

O CMDCA:

Não se iluda de novo, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), a partir de agora embasado em lei se torna totalmente GOV. O que significa isto? Significa que qualquer ação dos conselheiros voltados a órgãos da prefeitura municipal como: Escolas, ônibus escolares, crianças nos assentamentos em escolas precárias, sem alimentação, sem aulas, sem condições dignas que envolva o tão precioso dinheiro do executivo não passará de meras folhas assinadas por 02 ou três conselheiros, pois, o CMDCA representado agora em diante pela maioria indicada pelo prefeito não deixarão nada abalar seus cargos comissionados “entenderam”?.

Mas enfim, se aprende o que é ser conselheiro tutelar em Sidrolândia fazendo parte do mesmo, faça parte, se inscreva, a partir de 10 Janeiro de 2017 você saberá que nada que não esteja ruim que não possa piorar. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.