Buscar

Governo impulsiona diversificação econômica e atrai investimento de R$ 500 milhões para produção de laranja em Sidrolândia

Nova perspectiva para a economia sul-mato-grossense com avanço da citricultura e investimentos estratégicos

Cb image default
 

A política de diversificação da base produtiva de Mato Grosso do Sul, liderada pelo Governo do Estado através da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), ganha destaque com um anúncio recente que promete transformar a paisagem econômica da região. Sidrolândia, município estrategicamente posicionado na rota da BR-060, está prestes a se tornar um epicentro da produção de laranja, com um investimento maciço de R$ 500 milhões por parte do Grupo Cutrale.

A decisão da Cutrale, conglomerado líder das exportações brasileiras de laranja, de investir na Fazenda Aracoara, localizada nos arredores de Sidrolândia, marca um novo capítulo na história econômica da região. Com a promessa de plantar 5 mil hectares de laranja, o projeto visa impulsionar não apenas a produção local, mas também estabelecer as bases para uma potencial indústria de processamento de suco de laranja.

Segundo informações divulgadas pela Cutrale, serão plantados aproximadamente 1.730 milhão de pés de laranja, em uma extensão que abrangerá um raio de 150 km da propriedade. Essa iniciativa não apenas promete uma mudança significativa na economia local, mas também representa uma resposta estratégica às condições desafiadoras enfrentadas pelos pomares de laranja em estados vizinhos, como São Paulo e Paraná, devido ao avanço da doença greening.

Jaime Verruck, secretário da Semadesc, destaca a importância estratégica desse investimento no contexto da diversificação econômica do estado. Ele ressalta que a política de diversificação iniciada há alguns anos, com o impulso dado à produção de amendoim, agora se expande para a citricultura, trazendo não apenas novas oportunidades de mercado, mas também fortalecendo a segurança alimentar e a geração de empregos na região.

Além do aspecto econômico, o investimento da Cutrale e a expansão da citricultura em Mato Grosso do Sul trazem desafios e oportunidades adicionais. A necessidade de infraestrutura, como sistemas de irrigação e energia elétrica, torna-se uma prioridade, refletindo-se nos esforços do governo em garantir acesso a financiamentos e colaborar com empresas como a Energisa para viabilizar tais necessidades.

Com uma visão de longo prazo, o Governo do Estado reforça seu compromisso com a diversificação econômica e o desenvolvimento sustentável, promovendo parcerias estratégicas que não apenas impulsionam a economia regional, mas também fortalecem a resiliência do setor agrícola frente a desafios futuros. O anúncio da Cutrale representa não apenas um marco econômico, mas também um testemunho do potencial transformador da colaboração entre o setor público e privado na construção de um futuro próspero para Mato Grosso do Sul.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.