Buscar

Já com o nome de Vacaria obras do sistema de tratamento de esgoto recebe visitas de autoridades

Presidente da Sanesul, Prefeito Ari Basso e vereadores estiveram nas obras da estação de tratamento de esgoto de Sidroândia

Com investimento próprio de R$ 8,135 milhões, a Sanesul (Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul) executa obras para implantação do sistema de tratamento de esgoto em Sidrolândia. 

Com a previsão de  término para final de 2014, o Presidente da Sanesul já antecipou que toda a implantação da rede de esgoto até a estação de tratamento, ou seja, os mais de 21 quilômetros serão em área urbana que já existe asfalto “Toda a área que receberá a rede é asfaltada, temos que implantar quadra por quadra, por isso que a estação tem que estar pronta primeiro, à medida que terminamos as quadras já é ligado o esgoto e também já entramos com a reestruturação da parte danificada do asfalto” finalizou o Presidente da Sanesul.

Prefeito Ari Basso acompanhou a implantação das lonas de alta densidade nas lagoas de tratamento (Foto: JP)

A preocupação da SANESUL e não deixar Sidrolandia com a rede pronta e a estação não estar preparada para receber o esgoto, por isso que o trabalho se iniciou da estação para a cidade.

Com início nas proximidades do Hospital e se estendendo ate o final da Avenida Dorvalino dos Santos, serão  21,8 quilômetros de rede de coleta de esgoto, implantação de 650 ligações domiciliares, 6 km de coletor de tronco, construção e ativação de uma estação elevatória de esgoto bruto. As obras também contemplam a implantação de um sistema de tratamento, com desarenador, caixa de areia, lagoa facultativa, lagoa de maturação e laboratório de execução de 1,3 km de emissário final.

De acordo com o engenheiro da Sanesul, Fernando Inácio dos Santos, a obra está com ótimo andamento. “A prioridade é começar pelo sistema de tratamento. O próximo passo será implantar as redes para em seguida realizarmos as ligações domiciliares”.

A estação elevatória já está em fase de acabamento, assim como as lagoas, que dentro de sessenta dias estarão prontas para o sistema de tratamento do esgoto.

Com a obra, Sidrolândia passará a ter sistema de coleta e tratamento de esgoto, possibilitando melhoria na qualidade de vida dos moradores e auxiliando na preservação ambiental e dos recursos hídricos.

Um ponto importantíssimo foi citado pelo Vereador Peres junto ao Presidente da Sanesul, que Sidrolândia tem que ultrapassar os 50 mil habitantes, pois no ultimo levantamento efetuado Sidrolândia não chega aos 50 mil habitantes, ficando dependendo de recursos da FUNASA, e se alcançar um patamar acima dos 50 mil habitantes, Sidrolândia entra no Ministério das Cidades que alcança ao invés de 2 a 3 milhões, valores de investimentos na casa dos 30 milhões de reais.

Já com o nome definido na manhã desta segunda feira(07) pelo Presidente da Sanesul como Estação de Tratamento de Esgoto Vacaria ( o resultado do tratamento do esgoto que se transforma em água limpa vai para o leito do córrego Vacaria, por isso a sugestão que foi aprovada pelo Prefeito Ari Basso) ficará pronta em definitivo no final de 2014.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.