Buscar

Prefeita vai decretar situação de emergência para garantir agilidade no apoio a desabrigados

O serviço será mantido em regime de plantão no sábado e domingo.

Cb image default

Foto: Rafael Brites

A prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, vai decretar situação de emergência, medida necessária para garantir agilidade no acolhimento e apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social que tiveram suas casas destelhadas pelo vendaval que chegou a 100 km/h. A Secretaria Municipal de Assistência Social já tem registrado aproximadamente 80 pedidos de ajuda encaminhados pelos telefones 3272-1492 e 3272-4470 (fixo e whatsapp). O serviço será mantido em regime de plantão no sábado e domingo.

Segundo o procurador jurídico Wellisson Muchiutti, com a situação de emergência a Prefeitura vai ter base legal para comprar, com dispensa de licitação, materiais de construção, lonas, cestas básicas, se for o caso, para as famílias afetadas pelo temporal. " Se for seguir o rito burocrático de compras, as compras vão demorar até 60 dias para se efetivarem", explica. A medida será aplicada apenas as ações de apoio aos desabrigados.

Desde às 15 horas, 45 minutos após a passagem do vendaval, por orientação da prefeita Vanda Camilo, a Secretaria de Assistência Social montou uma força-tarefa para atender os pedido de ajuda. Os servidores da Secretaria foram divididos em equipes para ver in loco a situação de cada família.

No Bairro Porto Seguro, por exemplo, a equipe esteve na casa de Vitória (que está grávida). Foi grande o susto dela e das donas Luzinete e Vitória, que também estavam na casa. O vendaval levou todo o telhado (18 telhas e duas vigas). O madeiramento "voou" e levou 15 telhas da casa do vizinho. Os móveis de Vitória molharam mas ela se recusou a sair da casa. Os familiares arrumaram uma lona até que o telhado seja refeito.

Cb image default

Foto: Rafael Brites

Em outro ponto extremo da cidade, no Jardim Paraíso, funcionários da Secretaria, sob a luz de velas (por volta às 19 horas trabalhavam na colocação de lona na casa de dona Dasmari Cabreiro, 41 anos, na Rua Thomas da Silva França. Com ela moram na casa seis filhos, uma menina de um ano e o mais velho um menino de 13 anos. Enquanto uma equipe da Secretaria se deslocou para a Aldeia Nova Tereré, onde há também desabrigados.

Neste sábado uma equipe vai estar no Distrito de Quebra Coco, onde também houve registro de casas destelhadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.