Buscar

Prefeito Ari Basso e vereadores particpam de reunião com a comunidade da Aldeia Nova Tereré

(Foto: Cezar Dias)
(Foto: Cezar Dias)

O prefeito Ari Basso, acompanhado no final de manhã de quinta-feira (19) do Presidente da Câmara Municipal, David Moura de Olindo, Vereador Waldemar Acosta e do secretário de Governo, Ilson Peres, se reuniu com um grupo de moradores da aldeia Nova Tereré. O encontro foi marcado pelo Gabinete de Governo na ultima terça feira, depois de vereadores e o secretário de Infraestrutura Antonio Galdino estiveram na Aldeia onde ouviram dezenas de reivindicações daquela comunidade.

A reunião aconteceu na própria Aldeia onde o prefeito ouviu por mais de uma hora e meia as lideranças cobrarem solução imediata para muitos problemas enfrentados pela comunidade desde sua implantação em 2009, quando a administração passada reassentou cerca de 50 famílias indígenas, numa área de encosta de um Morro  com área de 3,5 hectares localizada aos fundos do loteamento Morada da Serra. Hoje eles querem uma decisão imediata da Administração Municipal na compra de uma área nobre medindo 5 hectares, construção de casas, escolas e o cascalhamento de todas ruas da Aldeia.

Na avaliação do presidente da Câmara, David Olindo, as famílias foram reassentadas numa área insalubre, sem ter havido se quer um estudo técnico. “O sofrimento de vocês reflete a falta de planejamento do governo passado, que no anseio obstinado pelo voto, jogaram estas famílias a mercê da sorte”. Concluiu o Presidente da Câmara David Olindo.

O Prefeito Ari Basso explicou as dificuldades que o município vem enfrentando e pediu paciência a comunidade, dizendo que vai buscar parcerias para resolver esse problema que também preocupa a Administração. Ari prometeu de imediato recuperar e drenar ruas no interior da Aldeia que se quer tem condições de manobrar uma Pá Carregadeira em seu interior. 

O prefeito confirmou que não tem muito coisa a ser feita naquela area a não ser a compra de uma nova área para reassentar a comunidade, mais deixou claro que o município não tem como arcar sozinho com um investimento deste tamanho mais que vai fazer tudo que for possível para amenizar o drama vivido a mais de 6 anos pelos índios da Aldeia Nova Tereré e que vieram de vários municípios, como Aquidauana, Miranda, Nioaque, Dourados e outra cidades.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.