Buscar

Prefeito e vereadores visitam obras da primeira faculdade presencial de Sidrolândia

‘E essa faculdade sai ou não sai?’, foi a dúvida de uma cliente no supermercado Nutrishopping, durante a semana. Uma pergunta que poderia ser comum, se não tivesse sido direcionado ao principal investidor do futuro empreendimento: Dalto Pavei. O empresário que atua no varejo e no mercado imobiliário é o responsável pela reforma e adequações do prédio que irá abrigar a primeira faculdade presencial de Sidrolândia. Para desmistificar dúvidas, ele chamou, neste sábado (05), políticos para visitar a obra, que deve ficar pronta até o final do semestre.

“É um negócio meu e da minha família, que conta com a associação de uma empresa de Educação do Ceará, já visitada pelo prefeito e por secretários antes dessa parceria ser fechada. Não tem de investimento de um centavo do Poder Público nessa faculdade. Vendi doze casas para adquirir o prédio e iniciar a reforma, que posteriormente me exigiu mais dinheiro”, garantiu Dalto no breve discurso aos presentes, logo após a visita pelas dependências da estrutura.

Sem números oficiais, estima-se que o Grupo Pavei tenha gasto, desde que começou o projeto, pelo menos R$ 4 milhões, que permitiram a transformação do antigo galpão da Pitú, localizado na rodovia BR-162. O espaço, que chegou a ser cogitado como uma alternativa para a instalação de uma fábrica de macarrão ganhou sensíveis mudanças, que impressionaram Ari Basso e vereadores pela estrutura.

“A Iniciativa Privada tem que fazer a sua parte e o Pavei está de parabéns. Quem faz um investimento desses, em uma obra grande, de qualidade, é porque acredita no município. Essa faculdade é muito importante para Sidrolândia É bom que os empresários daqui estejam com essa visão. Tenho conversado com vários médicos, pois quero essa mesma tendência na Saúde também, com a implantação de uma clínica particular aqui. A cidade precisa”, diz o prefeito.

A faculdade

O grupo empresarial que irá transformar o prédio adaptado por Dalto em ‘faculdade’ é cearense, mais precisamente de Maranguape, onde atua há dez anos. Na cidade, localizada na região metropolitana de Fortaleza, a Faculdade Kurius (FAK) dispõe de uma estrutura moderna com 10 mil m² de área construída.

A filial de Sidrolândia conforme o acordo entre o Grupo Pavei e a FAK seguirá o mesmo padrão da matriz, que possui um auditório para 130 pessoas, salas de aula climatizadas, área de circulação coletiva e equipamentos modernos disponíveis ao ensino. No município sul-mato-grossense, a primeira unidade do grupo fora do Nordeste iniciará com 1800 vagas dos cursos acadêmicos, técnicos ou profissionalizantes disponíveis.

“Esse investimento representa um grande avanço para a sociedade e para a classe estudantil. Com essa faculdade aqui, abre-se uma possibilidade mais acessível aos que sonham em fazer o curso superior. Fazer a formação profissional e acadêmica em Campo Grande envolve muito tempo no trânsito, viagens para ir e voltar, com todo um desgaste em cada dia. Passou da hora de Sidrolândia ter a sua faculdade, que trará também cursos técnicos e profissionalizantes, algo que preenche a necessidade do Mercado”, elogia o líder do prefeito na Câmara, Waldemar Acosta, que cursa Direito na Capital.

Outros vereadores presentes também valorizaram o empreendimento que deve fornecer um impacto significativo na Educação do município. O presidente da Câmara Municipal, Ilson Peres (PSDB), fez questão de lembrar-se do projeto de lei aprovado na Casa de Leis, em 2013, que prevê a criação de linhas especiais do Transporte Coletivo para o transbordo.

Visitaram , também, as futuras dependências da unidade da FAK os vereadores Cledinaldo Cotocio (PP), Sérgio Bolzan (PT), Vilma Felini (PSDB) e Marcos Roberto (SDD), que prometeu matricular futuramente seus filhos no local. Acompanhando o prefeito, compareceu representando o 1º Escalão do Executivo, o secretário municipal de Obras, Antônio Galdino.

A reforma do prédio tem previsão para término no final deste semestre, enquanto a nova área construída (que abrigará a cantina) será concluída em aproximadamente 120 dias. A estrutura toda tem a possibilidade de ainda em 2014 iniciar as aulas, dependendo do licenciamento do Ministério da Educação quanto aos cursos que serão oferecidos.

Entre as opções aos estudantes de Sidrolândia a FAK terá a princípio cursos como Administração, Serviço Social, Pedagogia, Educação Física e Teologia, além de formações técnicas e profissionalizantes. A faculdade também terá atividades de Extensão e Pós Graduação em Direito, Teologia e Saúde.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.