Buscar

Prefeitura definiu escala de funcionamento de Unidades de Saúde para período de final de ano

Até o dia 21/12 todas as Unidades de Saúde urbanas e rurais funcionarão normalmente

Cb image default
Divulgação

Até o dia 21/12 todas as Unidades de Saúde urbanas e rurais funcionarão normalmente. Após esta data, atendimento será na UPA, ESF Malvinas e ESF Jandaia

A Prefeitura de Sidrolândia através da Secretaria Municipal de Saúde já se programou para atender a população nas Unidades urbanas e rurais durante o período de final de ano.

Por solicitação do prefeito, Dr. Marcelo Ascoli, duas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) prestarão atendimento à população na semana pós Natal e Ano Novo.

Até o dia 21 de dezembro (sexta-feira), todos os postos da área urbana e rural oferecerão atendimento normal.

Dois ESFs e UPA funcionarão durante o período das Festas

Durante o período noturno, finais de semana e nos dias 24, 25, 31/12 e 1º de janeiro, todo o atendimento será realizado na UPA – 24 Horas “Vanessa Benites do Nascimento Nogueira”, localizada à Rua Ponta Porã esquina com a Avenida Antero Lemes da Silva.

Segundo o secretário Nélio Saraiva Paim Filho, a UPA receberá reforço da equipe médica e de profissionais para atender à demanda de pacientes para o período.

Nos dias 26, 27, 28/12, e 02, 03 e 04/01 duas Unidades de Saúde oferecerão atendimento médico e odontológico à população sidrolandense.

O ESF Jandaia funcionará das 7h às 17h (sem intervalo para almoço) para atender aos moradores dos bairros da parte alta da cidade e da zona rural.

Já o ESF Malvinas estará de portas abertas das 7h às 11h e das 13h às 17h oferecendo atendimento à população residente no Grande Bairro São Bento (incluindo Diva Nantes, Campina Ipacaraí, Paraíso, Malvinas, Cohab).

– A Secretaria de Saúde montou esta escala, parecida com a do ano passado, para atender à solicitação do nosso prefeito. Concordamos com esta orientação do Dr. Marcelo, que inclusive vem de encontro aos estudos realizados por nossa equipe técnica, para fazermos frente à demanda de pacientes neste período de final de ano – disse o secretário Nélio.

Funcionamento das Especialidades

Conforme o cronograma elaborado pela Prefeitura por meio do setor de Saúde, equipes de especialidades como CAPS, CEM, NASF, Regulação, Cartão SUS, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária terão funcionamento normal durante o período, disponibilizando sempre um funcionário em sistema de plantão para realizar o acolhimento, atendimento e encaminhamento dos usuários.

O Centro Odontológico (CEO) não funcionará, pois neste período a estrutura estará sendo mudada para o novo Centro de Especialidades no antigo Posto de Saúde Central. Mesmo assim, haverá dentistas no ESF Jandaia e ESF Malvinas atendendo urgências e emergências.

Carros de Apoio

Para atender às necessidades de encaminhamentos de pacientes entre as Unidades de Saúde até o Hospital ou UPA, haverá plantão diário com um carro de apoio, que estará estacionado no ESF Jandaia.

Unidade Móvel da Saúde

A Prefeitura mantém em funcionamento as Unidades Móveis I e II, coordenadas pela Secretaria de Saúde.

Os veículos passarão por manutenção durante o mês de dezembro, e conforme a Administração Municipal, as equipes que trabalham na Unidade Móvel estarão atendendo neste período no ESF Oscalina Nantes, no Capão Seco.

Unidades Rurais

Os ESFs da zona rural acompanharão o cronograma, funcionando normalmente até o dia 21 de dezembro. O retorno das atividades será no dia 7 de janeiro.

Neste intervalo de tempo, a população rural deve recorrer ao atendimento no ESF Jandaia.

Secretaria de Saúde

A sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, também funcionará em sistema de plantão.

Secretário Nélio, diretora Tatiane Nantes e outros servidores administrativos, devem se alternar no atendimento das necessidades. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.