Buscar

Prefeitura já auxiliou no transporte de 480 toneladas de hortifrúti de produtores da agricultura familiar

Do início do ano até agosto já foram transportados aproximadamente 480 toneladas de produtos.

Cb image default
Divulgação

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sederma), vem auxiliando desde janeiro os produtores rurais da agricultura familiar com o transporte de hortifrúti para o Ceasa (Centro Estadual de Abastecimento). Do início do ano até agosto já foram transportados aproximadamente 480 toneladas de produtos.

O transporte realizado pela Prefeitura não tem nenhum custo para os produtores, que em média, gastavam R$ 600 em frete por viagem para entregar os produtos em Campo Grande. Segundo o secretário de desenvolvimento rural e meio ambiente Antônio Galdino, o transporte tem por objetivo reduzir os custos da comercialização das lavouras para que os agricultores possam obter mais lucros e expandir seus negócios. “Essa é uma ajuda muito importante que a prefeitura faz para o produtor”, comenta.

Conforme o produtor rural José Sidmar Pereira, popularmente conhecido como Branco, ele e seus vizinhos tiveram um aumento do lucro do seus produtos em 40%. Ele informa que antes quando tinha que realizar o transporte por conta própria havia uma perda de 30 a 40% do lucro total. “Com esse transporte da Prefeitura e com esse apoio que nós estamos tendo, o meu custo caiu pela metade”.

Mensalmente a média de produção é de aproximadamente 60 toneladas, que são transportadas em caixas que comportam até 20kg. A Prefeitura atende atualmente com dois caminhões realizando frete em quatro dias por semana, domingo, segunda, quarta e quinta-feira.

O transporte atende as regiões dos assentamentos Capão Bonito II, São Pedro e Barra Nova nas segundas e quintas-feiras. Já no domingo e quarta a região do Eldorado recebe o atendimento. Conforme o secretário Antônio Galdino, a Prefeitura irá receber mais um caminhão para atender os produtores, passando de dois para três veículos, o que irá aumentar os dias em que o frete é realizado e também a quantidade de produtos. “Estamos aguardando a chegada de mais um caminhão que foi adquirido. Nossa esperança é que até o final do ano já esteja aqui, e com isso, vamos aumentar a quantidade de transporte das hortifrúti”, informou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.