Publicado em 28/06/2019 às 18:13, Atualizado em 01/07/2019 às 11:49

Raio X da UPA está em pleno funcionamento realizando cerca de 100 exames de imagens por dia

Peça do aparelho queimou após duas quedas de energia nas imediações da UPA, mas rápidas providências foram tomadas e conserto já ocorreu. Pacientes não ficaram prejudicados, porque durante os 6 dias de reparos, fizeram as imagens no Raio X do Hospital

Assessoria de Imprensa ,
Cb image default
Fotos: Karina Souza

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) “Vanessa Benites do Nascimento Nogueira” mantém o ótimo atendimento aos pacientes através dos serviços viabilizados pela Prefeitura de Sidrolândia por meio da Secretaria de Saúde.

De acordo com a diretora, enfermeira Cleide Roque Machado, as obras de ampliação da estrutura estão ocorrendo dentro da normalidade, para garantir após a conclusão maior espaço para acomodar servidores e usuários.

O investimento é de R$ 200 mil reais, com recursos articulados pela Prefeitura junto ao Ministério da Saúde. A nova ala permitirá o armazenamento de material de expediente, material permanente, medicamentos, rede de frios, além da lavanderia que ainda não funcionava na unidade – o Hospital é quem auxilia atualmente – além de possibilitar o funcionamento do Pronto Socorro após o asfaltamento do prolongamento da Avenida Antero Lemes da Silva.

Raio X em pleno funcionamento

A Unidade de Pronto Atendimento possui o aparelho de Raio X digital. Com a instalação em 2018, acabaram as filas e foi normalizada a demanda de pacientes, que esperavam por muitos dias, e até meses, para fazer as imagens.

No mês passado, em uma semana ocorreram duas quedas de energia elétrica nas imediações da UPA, que causaram avarias em uma peça do aparelho. Após seis dias, o problema foi sanado, informou a diretora Cleide, ao dizer também que neste período os pacientes que necessitaram passar pelo exame de imagens foram levados em veículo disponibilizado pela Secretaria de Saúde até o Hospital para passar pelo procedimento, e em seguida, transportados de volta à UPA para concluir a consulta já com o resultado em mãos.

Cb image default
Fotos: Karina Souza

O aparelho já está funcionando plenamente na UPA, facilitando a vida de centenas de pacientes.

- Sidrolândia chegou a ficar dois anos sem aparelho de Raio X, e as pessoas tinham que ir para Campo Grande para esperar por longo período para fazer os exames. A Prefeitura instalou aqui na UPA este aparelho de Raio X digital, que permite aos médicos, onde estiverem, o acesso às imagens e assegura um diagnóstico rápido. Sem contar que nossos pacientes esperam no máximo um ou dois dias, mas em geral no mesmo dia fazem os exames. Tem casos que o paciente faz mais de dois exames na mesma hora. E o Hospital hoje também possui um bom aparelho de Raio X. Então nossa cidade avançou muito neste quesito – explicou a diretora da UPA, que também comanda o SAMU no município.

Aproximadamente 100 imagens no Raio X por dia

O volume de atendimento é considerável diariamente na UPA, e não é diferente o de pacientes que acessam o Raio X.

Em torno de 30 pessoas são atendidas por dia, e como a maioria já passa por dois ou mais exames, o número de imagens chega a 100, contando com as urgências.

A administração da unidade também cerca de cuidados os pacientes que residem na zona rural. Estes passam pelo Raio X sempre pela manhã, para retornarem logo para casa.    

Cb image default
Fotos: Karina Souza

Outro diferencial, é que funcionários entram em contato com os pacientes que estão agendados, quando ocorre algum contratempo. O reagendamento e a comunicação ao usuário são imediatos, para que não perca o tempo no deslocamento até a unidade.

- Tudo isso só é possível por causa da preocupação da Prefeitura e da Secretaria de Saúde com a população. Raio X digital, ampliação do prédio e dos serviços, contratação de profissionais, o custeio desta estrutura grandiosa, são ações que acontecem graças a este olhar do Poder Público em Sidrolândia – concluiu Cleide Roque Machado.