Buscar

Senai abre as portas para orientar jovens sobre escolha profissional

As unidades da Capital, Corumbá, Deodápolis, Dourados, Ivinhema, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Verde, Sidrolândia e Três Lagoas vão receber a comunidade

O Mundo Senai, que desperta o interesse pelas diversas profissões industriais e promove uma aproximação com a indústria, vai abrir as portas para a comunidade em geral das unidades do Senai em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (17/10), sexta-feira (18/10) e sábado (19/10).

No Estado, os estudantes e empresários de Campo Grande, Corumbá, Deodápolis, Dourados, Ivinhema, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Verde, Sidrolândia e Três Lagoas poderão conferir de perto as opções profissionais disponibilizadas pelo Senai.

Segundo a assessora de cooperação e projetos especiais do Senai, Ilana Coutinho Alencar, durante os três dias as unidades dessas 11 unidades devem receber cerca de 15 mil visitantes. “No ano passado, o Mundo Senai recebeu um público total de 10 mil pessoas e entre os serviços oferecidos gratuitamente para os visitantes estavam palestras, mostras tecnológicas, minicursos, orientação profissional e visitas guiadas aos laboratórios. Neste ano, vamos repetir esses serviços para que a comunidade tenha a oportunidade de conhecer a estrutura das nossas unidades, que passaram por reforma e ampliação para melhorar a oferta de cursos e o atendimento ao público”, pontuou.

Ela acrescenta que neste ano também serão demonstrados dos projetos desenvolvidos pelos alunos no Inova Senai e pelos participantes da Olímpiada do Conhecimento do Senai. Nos três dias de evento, os visitantes da unidade de Campo Grande terão a oportunidade de participar de minicursos sobre metrologia e dicas para economia de energia, além de oficinas nas áreas de logística, meio ambiente, eletricidade, mecânica de automóveis, construção, costura e informática. “Os minicursos apresentam um pouco do mundo das indústrias. Essa é a nossa finalidade, fornecer informações e orientar os participantes para que identifiquem uma área na qual queiram se qualificar”, explicou.

Interior

Em Dourados, o Senai vai oferecer nos três dias palestras sobre o primeiro emprego, trabalho nas alturas – NR 35, qualificação profissional e também terá visitas às oficinas e laboratórios, sendo que no último dia de evento será promovida uma mesa de negócios para tratar de expectativas e necessidades das empresas. Já na unidade de Corumbá os três dias serão de palestras sobre meio ambiente, mercado de trabalho, educação financeira e momento empresarial, além de oferecer minicursos voltados à segurança domiciliar, troca de ventiladores e tomadas, fabricação de sabonete e colônia, emenda de correia transportadora, entre outros.

Em Três Lagoas também irá abrir as portas da unidade, mas apenas na quinta-feira e na sexta-feira, com a oferta de minicursos para elaboração de currículo, primeira entrevista de emprego e arte em papel. A unidade também terá visitação à unidade móvel de colheita florestal com a demonstração do simulador de máquinas de colheita florestal. O Senai de Naviraí também promoverá suas atividades apenas na quinta-feira e na sexta-feira, com minicursos com as temáticas de direito trabalhista, interpretação de projeto arquitetônico, dinâmica para desenvolvimento profissional, caracterização dos acidentes de trabalho do cotidiano, química dos alimentos, pintura por imersão em lâmina de água e princípios de indução - gerador elétrico.

Na cidade de Deodápolis, o Senai terá, na quinta-feira e na sexta-feira, palestras sobre qualificação profissional, como também demonstrações das áreas e oficinas de processos químicos, enquanto em Ivinhema, nos mesmos dias, serão realizados minicursos de biotecnologia e do segmento sucroenergético, de matemática financeira, de tecnologia de gestão nas organizações, de educação financeira e de curiosidades da química. Em Nova Alvorada do Sul, também na quinta-feira e na sexta-feira, haverá palestra sobre segurança do trabalho, além de demonstração das áreas e oficinas de segurança do trabalho, projetos hidráulicos, maquetes de circuitos elétricos e maquetes de colhedeiras.

Na quinta-feira e na sexta-feira, a unidade do Senai em Nova Andradina irá oferecer minicursos sobre lubrificação, noções de Excel, confecção de bolsa personalizada, controle de qualidade na linha de produção, integração e orientação profissional. Já a cidade de Sidrolândia abrirá as portas da unidade do Senai apenas na quinta-feira com palestras sobre evolução dos equipamentos de proteção individual, consumo de energia elétrica, controle de qualidade na indústria e o uso consciente de copos descartáveis e seu impacto no meio ambiente, enquanto em Rio Verde, apenas na sexta-feira, a unidade do Senai vai apresentar os cursos que oferece à comunidade.

Serviço – Mais informações sobre o Mundo Senai podem ser acessadas por meio do site http://www.mundosenai.com.br/

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.