Buscar

Senar/MS lança programa educacional de preservação ambiental

Programa visa a preservação ambiental e a difusão do agronegócio.

(Foto: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul)

Com o objetivo de inserir crianças e jovens nas atividades do meio rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS - Sistema Famasul) amplia suas ações de promoção social e lança na próxima hoje (02), às 14h30, na sede da Famasul o Programa Agrinho, uma iniciativa para levar informações sobre o agronegócio a crianças e adolescentes de seis a 15 anos, estudantes do 1° ao 9° ano, fornecendo orientações sobre meio-ambiente, cidadania, cultura e desenvolvimento social.

Além deste eixo temático, outros assuntos de relevância social como pluraridade cultural, sexualidade, trabalho infantil, ética, direitos e deveres do cidadão, drogas e empreendedorismo são abordados durante aprendizado do programa. A iniciativa considera que os jovens estão cada vez mais inseridos na formação econômica, cultural, política e social do País, contribuindo com novas ideias e se fortalecendo como grupo formador de opinião.Originado no Senar Paraná, o programa tem 19 anos e de forma didática aproxima educadores e estudantes do meio agro. O Senar traz o Agrinho para o Estado levando em conta os resultados positivos obtidos no Paraná e, principalmente, porque seus objetivos se enquadram nas necessidades de Mato Grosso do Sul”, afirma Rogério Beretta, Superintendente do Senar/MS.A atuação do programa ocorre por meio de parcerias com os sindicatos rurais e Secretarias de Educação, responsáveis por mobilizar as escolas públicas dos municípios, capacitando os educadores que, por sua vez, com apoio de material didático próprio do programa, transmitirão os conhecimentos propostos aos estudantes.
 
Os professores poderão inserir os temas propostos nas apostilas de acordo com a aula, sem a necessidade de reservar um período determinado para o Agrinho. Durante uma aula de disciplina regular, um dos assuntos propostos nas apostilas pode ser desenvolvido, destaca o superintendente. Em Mato Grosso do Sul, a perspectiva é atender inicialmente 32 mil alunos em oito municípios: Anastácio, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos. As atividades serão realizadas no decorrer do ano letivo, com início já em 2014. Além das atividades propostas nas apostilas, os alunos terão ainda a oportunidade de participar de concursos culturais e concorrer a premiações por meio do programa.De acordo com Rogério Beretta, superintendente do Senar/MS, o mais importante entre as várias ações do programa é o trabalho de consciência ambiental. O processo de conscientização ambiental é muito mais efetivo quando realizado junto às crianças e jovens e já está provado que eles têm enorme poder de multiplicação desses conhecimentos dentro da família e sociedade, ressalta Beretta.Sobre o programa:

Lançado há 19 anos pelo Senar do Paraná, o Agrinho surgiu com o objetivo de levar o agronegócio ao cotidiano infanto-juvenil, exemplificando como ocorre a produção de alimentos, fibras, tecidos, papel, entre outros elementos essenciais para a sobrevivência. O programa oferece aos mestres e estudantes ferramentas complementares às disciplinas para o esclarecimento sobre temas locais, meio ambiente, ética, saúde, trabalho e consumo. Por ano, o Agrinho envolve em média 80 mil docentes e um milhão de estudantes no Paraná.

Lançamento:

O lançamento do programa Agrinho em Mato Grosso do Sul será realizado hoje (02), as 14h30, na sede da Famasul, na Rua Marcino dos Santos, 401, Chácara Cachoeira. Na ocasião estará presente o governador do Estado, André Puccinelli, representantes da Secretaria de Estado de Educação (SED), Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac) e Secretaria de Estado de Produção e do Turismo (Seprotur) e prefeitos dos oito municípios que aderiram ao programa Agrinho. As partes vão assinar junto ao Senar/MS, o termo técnico de adesão ao programa. O evento terá ainda a presença do boneco Agrinho e sua turma, símbolo do programa, que de forma lúdica, atrai a atenção das crianças para os temas propostos pela iniciativa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.