Buscar

Sidrolândia partipará do 6º Seminário Estadual da Guavira

Seminário Estadual da Guavira promove debate sobre cultura, saberes e comunidades

Cb image default
 

Nos dias 23 e 24 de novembro, a cidade de Dourados, será palco do 6º Seminário Estadual da Guavira. 

O evento, organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em parceria com a Assembleia Legislativa, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade Federal da Grande Dourados, traz como tema central "Cultura, Saberes e Comunidades".

O seminário acontecerá no Auditório da UEMS e as inscrições estão abertas, podendo ser realizadas através da página oficial do evento. A professora Raquel Campos, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, destaca que o encontro contará com a participação de representantes de diversas cidades do Estado, como Sidrolândia, Bonito, Nioaque e Dois Irmãos do Buriti.

Uma das novidades desta edição é a inclusão de apresentações de trabalhos orais. A professora Raquel Campos ressalta a evolução do evento ao longo das edições: "Na primeira edição, não recebemos trabalhos científicos. Nas edições seguintes, incorporamos apresentações online e banners. Nesta 6ª edição, estamos ampliando as possibilidades com 3 apresentações orais e 10 banners."

A programação do seminário terá início no dia 23, com dois painéis. Às 9h, o pesquisador da Universidade Estadual de Campinas, Ilio Montanari Júnior, ministrará a palestra sobre a "Domesticação de plantas nativas". Em seguida, acontecerá uma mesa-redonda abordando os resultados e perspectivas de pesquisas com a guavira. No período da tarde, às 13h, o chefe-adjunto do Centro de Pesquisa da Embrapa Agroindústria de Alimentos, André de Souza Dutra, discorrerá sobre "Guavira: oportunidades de agregação de valor através do co-packing", seguido de um debate sobre a agregação de valor e o resgate cultural da fruta. A programação contará ainda com a Feira Pé di Guavira, que proporcionará aos participantes a experiência dos sabores e aromas do Mato Grosso do Sul.

No segundo dia do evento, 24 de novembro, está previsto o "Dia de Campo", que consistirá em uma visita técnica ao guaviral da Agraer. A pesquisadora Ana Cristina Ajalla Volpe, da Agraer, destaca a importância dessa atividade para mostrar à sociedade a relevância da guavira e resgatar a tradição de colher a fruta. Além disso, ela enfatiza a importância da preservação ambiental, indicando que os esforços de pesquisa são fundamentais para manter a biodiversidade da guavira e evitar sua perda ou extinção.

O 6º Seminário Estadual da Guavira promete ser um espaço enriquecedor para a troca de conhecimentos, experiências e a promoção da cultura local, evidenciando a importância da guavira na identidade e na economia da região. Confira a programação completa no site oficial do evento e participe desse encontro que valoriza a riqueza da biodiversidade e tradições sul-mato-grossenses.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.