Buscar

Sidrolândia será beneficiada pelo programa Internet para Todos

Programa “Internet para Todos” vai garantir conexão via satélite com planos a valores reduzidos

Cb image default
 

Sidrolândia e cerca de 50 municípios do Mato Grosso do Sul passarão a ter acesso ao programa federal Internet para Todos, que beneficiará principalmente a fatia mais excluída da rede mundial de computadores, como os moradores da zona rural, assentamentos, distritos, aldeias e ribeirinhos. 

 A cerimônia de assinatura do termo de adesão do programa ocorrerá em Brasília nesta segunda-feira (12), à partir das 14h (horário de MS), e contará com as presenças dos prefeitos e representantes dos municípios sul-mato-grossenses, do presidente Michel Temer e do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab

O termo de adesão que será assinado pelos prefeitos define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no programa. As prefeituras devem indicar onde serão instaladas as antenas para distribuição do sinal de internet, além de garantir a segurança da área e arcar com as despesas de energia elétrica.

Os municípios beneficiados nesta primeira fase do Internet para Todos começarão a receber as antenas em maio, e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas por dia. A operação será feita pela empresa Viasat, dos Estados Unidos, que foi contratada pela Telebras.

A conexão de internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos. O Internet para Todos oferecerá aos usuários conexão a preços reduzidos.

Para o deputado Fábio Trad, o programa Internet para Todos é um divisor de águas pois trará cidadania para o povo atualmente alijado da rede mundial de computadores. “A Internet não é apenas uma ferramenta. É, na realidade, a informação, conhecimento, a inserção no mundo da cidadania. Sem a Internet a pessoa está fora da aldeia global. Portanto, democratizar o sinal para as pessoas que estão à margem de todo esse sistema de informação e conhecimento é uma conquista que significa vida com qualidade. Hoje quem não tem informação, não tem conhecimento e nem condições críticas de avaliar o que está acontecendo, por isso carente dos elementos básicos da cidadania”, disse o parlamentar, que também agradeceu o empenho de sua equipe percorrendo os 79 municípios, bem como os prefeitos e representantes dessas cidades no esforço para que as inscrições fossem realizadas dentro dos prazos preestabelecidos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.