Buscar

Unidade Interligada (UI) ao Registro Civil já está nas dependências do Hospital de Sidrolândia

Unidade Interligada já esta em pleno funcionamento dentro da unidade hospitalar

No dia 08 de março- Dia Internacional da Mulher - o Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa (Hospital de Sidrolândia) inaugurou o Centro de Parto Normal – CPN Parto Humanizado, na mesma ocasião, foi inaugurada a Sala de Unidade Interligada (UI) ao Registro Civil de Pessoas Naturais desta Comarca.

(Foto: Jose Pereira)

Pela Unidade Interligada ao Registro Civil de Pessoas Naturais os pais já podem deixar a maternidade de posse da primeiracertidão de nascimento da criança, que também já estará inscrita no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF, tudo isso sem necessidade de deslocamento ao Cartório.

Por esta sistemática, todo o processo de registro do recém-nascido é realizado eletronicamente através da Unidade Interligada ao Cartório de Registro Civil, utilizando o Sistema de Emissão de Certidão de Nascimento – SECN desenvolvido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI) em parceria com outros órgãos do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

A Unidade Interligada (UI) era uma demanda antiga da maternidade de Sidrolândia e com a chegada de um novo delegatário concursado na cidade foi possível celebrar Termo de Cooperação entre o Hospital e atual titular do Cartório.

Há vários meses o estabelecimento de saúde já dispunha dos equipamentos que foram doados pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho do Estado de MS e, agora, após o Termo firmado entre o novo Registrador Civil do Município e o presidente do Hospital - Sr. Jair do Nascimento, foi possível concretizar este serviço público de relevante interesse social para a comunidade.

A instalação de Unidades Interligadas aos Registros Civis de Pessoas foi regulamentada pelo Provimento 13/2010 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, que dispõe sobre a emissão de certidão de nascimento nos estabelecimentos de saúde que realizam partos. Tem como objetivo juntar-se às demais ações que promovam a erradicação do sub-registro e acesso à documentação básica, visto que é o registro de nascimento perante as serventias extrajudiciais das pessoas naturais que confere, em primeira ordem, identidade ao cidadão e dá início ao seu relacionamento formal com o Estado.

Na solenidade de ontem o novo Registrador, Sidnei da Silva Perfeito, fez a entrega de uma Certidão de Nascimento já emitida através da Unidade Interligada. O documento, assinado digitalmente, foi entregue ao Sr. Aderaldo Marques Moraes, pai da recém-nascida Maria Eduarda Verdelho Moraes, que representou toda a comunidade feminina ao receber a homenagem em nome de todas as mulheres da sociedade sidrolandense.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.