Buscar

iOS 9, novo sistema do iPhone, e OS X El Capitan são lançados pela Apple

Novo motor de iPhones e iPads melhora Siri, Maps, Notes e o Apple Pay. Apple lança novo serviço de publicação de conteúdo noticioso, o News.

iOS 9, novo sistema operacional de iPhones e iPads, é apresentado pela Apple pelo vice-presidente de Software e Engenharia, Craig Federighi. (Foto: Divulgação/Apple)

A Apple apresentou as novas versões de seu sistema operacional para aparelhos móveis, o iOS 9, para computadores, o Mac OS, e para o relógio inteligente, o watchOS, durante seu evento voltado a desenvolvedores, WWDC, nesta segunda-feira (8). A conferência vai até sexta (12).

Entre as novidades, o novo iOS 9 terá um modo para economizar bateria, em que o aparelho funcionará com baixa energia. O iOS 9 será liberado a partir de setembro para celulares a partir do iPhone 4s e tablets a partir do iPad 2. Com ele, será possível salvar até três horas extras de bateria. Veja abaixo algumas das principais atualizações no novo sistema para iPhones, iPads e iPods touch:

Siri

Uma das novidades do iOS 9 é a Siri, que estará mais integrada a todos os outros recursos do sistema. Ela não apenas responderá solicitações, mas também fará sugestões. Por exemplo: caso o usuário receba um convite via e-mail, a Siri irá incluí-lo no calendário, enviar um lembrete quando o horário do compromisso estiver se aproximando e até sugerir rotas de trânsito. As melhorias parecem deixar a Siri mais parecida com o Google Now, do Google.

O novo sistema identificação quem estiver fazendo uma ligação telefônica de um número que não estiver na agenda, mas cujo telefone já apareceu em algum e-mail. O Spotlight, que exibe elementos dentro do aparelho, dará dicas do que ver baseado em indicações da Siri. Serão sugestões aplicativos para baixar ou lugares próximos aonde ir, por exemplo.

Todas essas operações, garante vice-presidente de Software e Engenharia da Apple, Craig Federigh, ficam armazenadas apenas no aparelho. Não são relacionadas com o Apple ID ou associadas com a identidade do usuário.

Notes, Maps...O “Notes” foi melhorado para permitir desenhos e anotações feitas com os dedos sobre a tela sensível ao toque. O aplicativo passará a receber conteúdo diretamente do Safari, Maps e outras ferramentas.

O Maps passará a exibir o trânsito e as opções de transporte de uma região. Se o usuário estiver em uma estação de trem, o aplicativo mostrará quais linhas passar por lá e os horários. Essa função será liberada por ora para cidades selecionas como Nova York e San Francisco (EUA) e Shenzen (China.

NewsAlém dos aplicativos tradicionais, a Apple criou um novo. O “News” é um sistema para que veículos de mídia publiquem seus conteúdos diretamente nas plataformas da Apple. Esse serviço é similar ao “Articles”, do Facebook. Além de fotos, textos, vídeos e áudios, será possível incluir animações no News.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.