Buscar

Mais de 60% da internet de MS é fornecida por provedores regionais

Presente nos 79 municípios do Estado, segmento segue em franca expansão

Cb image default
Divulgação

Impossível imaginar a rotina de trabalho, estudos e até mesmo lazer sem a internet. O universo virtual é grande aliado nas atividades cotidianas mais variadas e com isso, a banda larga cresce em ritmo acelerado no País.

Segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o Brasil registrou 29,1 milhões de contratos de banda larga ativos apenas no primeiro mês de 2018. Os números indicam aumento de 336,4 mil contratos (+1,17%) em janeiro em relação a dezembro do ano passado.

Entretanto, mais acelerado ainda está o crescimento dos provedores regionais - aquelas empresas não ligadas a grandes grupos nacionais ou às concessionárias de telecomunicações que, no mesmo período, também segundo a Anatael, registraram aumento de 290,8 mil contratos em operação (+6,80%). Tais números comprovam que os provedores regionais registraram crescimento 3,5 vezes maior do que todos os grupos com evolução positiva juntos (BT, TIM, Cabo, Algar Telecom, e Claro).

De acordo com o presidente da APIMS (Associação de Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul), Dário Burda Júnior, o crescimento do segmento chega a 65% comparado as demais operadoras e mais de 60% da comunicação do Estado é responsabilidade dos provedores regionais, atendendo principalmente o agronegócio, uma das principais bases econômicas não só do MS quanto do País.

“No Estado, contamos atualmente com cerca de 320 empresas no segmento de provedores de internet, inseridas nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul atendendo todos os setores, seja residências, empresas, indústrias, assentamentos, aldeias indígenas e propriedades rurais. Levamos comunicação para todos os pontos do Estado, desde a região central até o Pantanal alagado”, esclarece o presidente.

Ainda segundo Júnior, os provedores regionais tiveram crescimento mais expressivo devido sua proximidade com o consumidor e o atendimento mais abrangente, chegando em áreas mais remotas e periféricas, onde não há interesse das grandes operadoras, tendo em vista a demanda por acesso a grande rede estar cada vez maior, e a dependência pela internet. “Provedores regionais entendem melhor a demanda local e proporcionam mais confiança, uma vez que o usuário tem o contato direto de seus representantes, muitas vezes até dos próprios donos”, esclarece.

Sobre a APIMS – A Associação de Provedores de Mato Grosso do Sul foi fundada em março de 2017 com o objetivo de fortalecer o segmento da internet fornecida por meio de provedores regionais, assim como estabelecer segurança e proximidade à população.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.