Buscar

Teste feito pelo Google vai ajudar a descobrir se você sofre de depressão

Cb image default
Divulgação

A depressão é um dos problemas que mais afetam pessoas nos dias de hoje e muita gente sequer sabe que sofre dessa condição. Mesmo os que sabem têm dificuldade em buscar tratamento e precisam lidar até com o preconceito em relação a esse transtorno mental.

Pensando nisso – e considerando que muita gente acaba buscando mais informações sobre problemas médicos na internet –, a Google vai disponibilizar um questionário médico para pessoas que procurarem depressão clínica (clinical depression) na versão mobile de sua ferramenta de busca (nos Estados Unidos, por enquanto) para que as pessoas possam ter mais esclarecimento sobre sua própria condição.

Esse questionário – chamado PHQ-9 – é utilizado por psicólogos e psiquiatras para detectar a presença de depressão em pacientes. Ele é constituído por nove perguntas e o resultado é uma nota que vai de zero a 27. Quanto maior for esse valor, mais severa é a depressão apresentada.

Em busca de ajuda

Apesar desse questionário ter validade médica, ele não serve para dizer com certeza absoluta que você sofre de depressão

Ao procurar clinical depression na versão para smartphones da ferramenta de busca da Google, você vai poder tocar no botão “Check if you’re clinically depressed” (“Verifique se você tem depressão clínica”). O usuário é, então, levado para um quiz onde deve responder sobre seu próprio comportamento.

Vale lembrar que, apesar desse questionário ter validade médica, ele não serve para dizer com certeza absoluta que você sofre de depressão, mas pode ajudar muito a esclarecer o problema e auxiliar na busca por atendimento médico especializado.

A tecnologia contra a depressão

Essa medida tomada pela gigante de tecnologia é mais uma entre grandes empresas do ramo para divulgar informações que possam salvar vidas de pessoas. O próprio Facebook já está testando uma ferramenta capaz de detectar comentários de cunho suicida e no Instagram é possível marcar uma publicação como potencialmente perigosa nesse sentido.

Ainda não há previsão nenhuma para que esse serviço seja disponibilizado para usuários do Google em português.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.