Publicado em 16/07/2018 às 13:23, Atualizado em 16/07/2018 às 16:25

WhatsApp libera recurso “fofoqueiro” para todos os usuários

O aplicativo combate declaradamente o compartilhamento de notícias falsas

Claudia Abril,
Cb image default
/Reprodução

O WhatsApp liberou um novo recurso nesta quarta-feira (11) para todos os usuários do aplicativo. A partir de agora, quando alguém encaminha uma mensagem, quem recebe vê uma sinalização.

“A função ajudará a determinar se um amigo ou familiar realmente escreveu a mensagem que enviou ou se o texto veio originalmente de outra pessoa”, de acordo com o WhatsApp Brasil.

Não é de hoje que o aplicativo vem lutando contra a propagação de notícias falsas. O spam e este novo recurso visam ajudar os usuários a identificar quando uma mesma mensagem é enviada indiscriminadamente para diferentes contatos.

Cb image default

 (EXAME/Divulgação)

A empresa por trás do aplicativo de mensagens já havia anunciado um programa de pesquisas sobre a propagação de fake news e para resolver o uso do anonimato para conversas sobre atividades ilegais dentro de um ambiente criptografado. A luta contra as fake news: YouTube investirá US$ 25 milhões para combater notícias falsas.

No programa de testes, também estão discutindo uma funcionalidade que avisa as pessoas sobre links maliciosos que podem levar à instalação de “vírus” ou encaminhar para sites que roubam dados pessoais ou bancários.