Buscar

Após sofrer parada cardíaca, ator Leonardo Villar morre aos 96 anos

Cb image default
Divulgação

Morreu, em São Paulo, o ator Leonardo Villar. Ele teve uma carreira longa e respeitada no teatro, na televisão e no cinema. E estrelou um dos mais importantes filmes brasileiros.

Ele era a personificação de uma elegância natural que, antes de servir a seus personagens, serviu aos clientes. Nascido em Piracicaba, cidade famosa pelo “R” puxado do interior de São Paulo, Leonardo Villar foi alfaiate até descobrir o teatro.

Na sólida carreira construída nos palcos, brilhou ao lado de grandes estrelas em dezenas de peças que marcaram a história do teatro.

“Um excelente ator, uma pessoa de um carisma muito grande, uma humildade, principalmente, muito grande. É um amigo que vai deixar uma saudade enorme”, lembra o ator Othon Bastos.

Dos palcos do Brasil para as telas do mundo: em 1962, uma peça de Dias Gomes adaptada para o cinema conquistou a primeira e única Palma de Ouro do país no Festival de Cannes, na França. Leonardo Villar deu vida ao homem simples que enfrentou o preconceito, a intolerância e a violência para exercer sua fé. Ele foi "O Pagador de Promessas".

“Estava no teatro há 11 anos e nunca tinha feito cinema. E o filme ganhou a Palma de Ouro. Foi realmente um negócio espetacular”, lembrou Leonardo Villar em uma entrevista ao Jornal da Globo em 1987.

O talento fez de Leonardo Villar um ator admirado também por papéis marcantes nas novelas da Globo. Em “Barriga de Aluguel”, foi a vez de representar o perigo da intolerância.

“Ele ficava absolutamente concentrado o tempo inteiro. Enquanto ele estava na gravação, ele não estava interpretando, ele estava sendo o personagem em cena e fora de cena, e isso é uma lembrança muito boa que eu tenho dele”, conta Cláudia Abreu.

No próximo dia 25, Leonardo Villar completaria 97 anos. Uma longa e honrosa existência de quem nos deu a vida de tantos personagens inesquecíveis.

“Perdi um grande amigo, mas uma pessoa que deu luz a muitos atores e muitas atrizes com seus ensinamentos, com sua maneira educada, gentil de atender as pessoas. Vai deixar saudade, sim”, conta Antônio Pitanga.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.