Publicado em 24/04/2018 às 08:30, Atualizado em 24/04/2018 às 11:43

7 truques para fazer o bolo perfeito

Quem nunca fez um bolo que não deu certo? Acontece com todo mundo.

Guia da Semana,
Cb image default

© Foto: Shutterstock Bolo de chocolate grande

É temperatura que não está certa, tamanho da forma, tempo batendo a massa... Muitos motivos podem prejudicar o resultado final daquele bolo delícia que você preparou para acompanhar o cafezinho da tarde.

Mas, não se preocupe! Com estes truques abaixo você vai conseguir fazer um bolo perfeito de dar água na boca.

1. Ingredientes na temperatura ambiente

Ovos, manteiga, leite... Os ingredientes utilizados devem estar sempre na temperatura ambiente. Com exceção, é claro, das receitas que pedem algum ingrediente gelado.

2. Peneira

Anota esse truque ótimo para deixar a massa leve e fofinha: use e abuse da peneira. Incorpore os ingredientes secos, como farinha, açúcar, fermento, chocolate em pó, e peneire todos juntos ao acrescentá-los a massa. Assim, seu bolo não vai ficar com aquele aspecto pesado. A peneira também pode ser utilizada para os ovos. Isso evita que aquela membrana ao redor da gema caia na massa. É essa membrana que deixa as receitas com cheiro forte de ovo.

3. Fermento

Não se esqueça de agitar o potinho de fermento antes de utilizá-lo. Isso ajuda para misturar todos os componentes químicos do produto. Além disso, se o fermento está guardado muito tempo, vale testá-lo. Basta colocar uma colher do produto em um copo com água. Se não borbulhar, ele não está bom.

4. Bata delicadamente

No caso dos bolos, a farinha não pode ser batida por muito tempo. Vale misturar os ingredientes delicadamente batendo à mão. Quanto mais você bate, mais a farinha cria o glúten, que deixa a massa pesada.

5. Forma

Você já deve ter vivido a frustração de preparar um bolo numa forma pequena e a massa transbordar dentro do forno assim que começou a crescer. É sempre bom ficar atento a quantidade de ingredientes e escolher uma forma com o tamanho correto para a receita que você está fazendo. O ideal é que a massa atinja no máximo ¾ da altura da forma.

6. Temperatura

Sempre pré-aqueça o forno por pelo menos dez minutos a 180 graus. Ou seja, temperatura média. Isso ajuda para que o bolo já comece a assar na temperatura ideal. Além disso, nunca abra a porta do forno durante o cozimento. Com a entrada do ar frio, o bolo pode murchar.

7. Cuidado ao desenformar

Sempre espere o bolo esfriar. Bolos com a massa mais fofa tendem a quebrar se forem desenformados ainda quente. E não se esqueça de retirar o bolo do forno assim que estiver assado. Se ele ficar dentro do forno desligado, a massa pode murchar.