Buscar

Bebeu demais? Confira dicas para curar a ressaca rápido

O consumo de bebidas alcoólicas em excesso traz consequências desagradáveis no dia seguinte

Cb image default
Divulgação

É tiro e queda: o consumo de bebidas alcoólicas em excesso traz consequências desagradáveis no dia seguinte. E, conforme os anos passam, parece que a recuperação no pós-festa fica ainda mais difícil. Além dos sintomas, como dor de cabeça, enjoo e indisposição, é comum que se sinta até uma pontinha de tristeza.

Para prevenir a ressaca, há duas dicas espertas. A primeira é tomar uma colher de azeite de oliva extravirgem algumas horas antes da festa. A outra é intercalar um copo de bebida alcoólica com um copo de água enquanto se estiver bebendo.

Para os foliões de plantão: dicas de como curar a ressaca

Mas, se não deu para prevenir, o jeito é amenizar os sintomas no dia seguinte. Alguns alimentos que podem melhorar a situação são: maçã, melão, pêssego, uva, tangerina, limão, pepino, tomate, alho, cebola e gengibre.

Veja algumas dicas para se recuperar rapidamente:

Tomar duas xícaras de café preto sem açúcar: o café reduz o inchaço dos vasos sanguíneos que causam a dor de cabeça e ajuda o fígado a metabolizar as toxinas;

Tomar um remédio para ressaca: ajuda a diminuir sintomas como dor de cabeça e enjoos;

Beber bastante água: o álcool causa desidratação, por isso deve-se beber vários copos de água ao longo do dia;

Beber um suco de frutas natural: estes sucos possuem um tipo de açúcar chamado frutose, que ajuda o corpo a queimar o álcool mais depressa. Um copo grande de suco de laranja ou tomate ajuda a limpar o álcool do organismo;

Comer biscoitos de mel: neles também há uma forma concentrada de frutose, que ajuda a eliminar o álcool do organismo;

Tomar uma sopa de legumes: repõe o sal e o potássio que o corpo perdeu durante o consumo de álcool.

Outra dica importante é descansar e adotar uma alimentação leve, pois assim o corpo consegue eliminar mais facilmente as toxinas produzidas no fígado por causa do consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Por que acontece?

A ressaca é causada pelo consumo de bebidas alcoólicas em exagero. O álcool precisa ser transformado, no fígado, em ácido acético, para ser eliminado pelo organismo. Para isso, tem que ser transformado primeiro em acetaldeído, uma substância ainda mais tóxica que o álcool. Como o fígado demora muito tempo para fazer essa transformação, o álcool e o acetaldeído continuam a circular no organismo até serem transformados em ácido acético.

O acetaldeído se deposita em vários órgãos do corpo, exercendo toxicidade e provocando assim os sintomas da ressaca. Além disso, durante o metabolismo de um excesso de álcool, o corpo não libera açúcar no sangue com tanta eficiência, podendo causar hipoglicemia. O álcool também faz com que seja eliminada mais água, e isso pode causar desidratação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.