Publicado em 14/11/2019 às 16:14, Atualizado em 14/11/2019 às 19:17

Como fazer bolo de cenoura: por que fica solado, como deixar fofinho e mais

Veja como fazer bolo de cenoura, uma das receitas mais amadas pelos usuários do TudoGostoso: como deixar fofinho, por que ele murcha e mais

Tudo Gostoso,

Você sabia que o bolo de cenoura é uma das receitas mais acessadas do TudoGostoso? Esse bolo simples e tradicional é fácil de fazer, mas muita gente ainda erra no preparo e o resultado pode ser um bolo solado, murcho, pesado ou cru. Já passou por isso e não quer errar mais? Confira a seguir como fazer bolo de cenoura e tire todas as suas dúvidas!

Cb image default

Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como fazer bolo de cenoura: por que fica solado, como deixar fofinho e mais

Por que o bolo de cenoura sola

Para que o bolo não fique solado, é importante triturar bem as cenouras no liquidificador. No liquidificador, acrescente as cenouras picadas, os ovos, o óleo e o açúcar e deixe bater bem até que fique uma mistura bem homogênea.

Por que o bolo de cenoura fica cru

O bolo ficou um tempão no forno, ficou bem dourado, mas cru por dentro? Para que isso não acontece, preaqueça o forno antes de colocar o bolo. Além disso, não abra a porta do forno toda hora: se fizer isso, o ar pode escapar e o meio do bolo pode murchar.

Por que o bolo de cenoura murcha

Os bolos em geral tendem a murchar se o forno não for preaquecido. Além disso, é importante colocar o bolo no forno assim que você acabar de prepará-lo; o fermento começa a agir em contato com os líquidos e é importante que essa reação aconteça dentro do forno. Não esqueça também de assar o bolo em temperatura baixa para médio, pois todo o seu interior precisa ficar assado. Se a temperatura for muito alta, ele vai crescer muito rápido e depois murchar.

Por que o bolo de cenoura não cresce

Entre alguns motivos, os principais são: falta de fermento ou fermento vencido. Siga a quantidade exata da receita para que seu bolo cresce adequadamente. Além disso, a massa não pode ser levada ao forno frio, pois, assim, parte do efeito do fermento químico, tem quem ação muito rápida, será perdida.

Por que o bolo de cenoura leva óleo

As receitas mais tradicionais levam esse ingrediente, mas é possível fazer bolo de cenoura sem óleo também. Os bolos feitos com óleo ficam mais fofos, leves e úmidos, e os feitos com manteiga deixam a massa mais firme. Se você quer um bolo que possa ir à geladeira, escolha um que leve óleo; se você precisa de uma massa mais firme, que vá levar uma camada de pasta americana, por exemplo, escolha um bolo com manteiga entre os ingredientes.

Como fazer bolo de cenoura fofinho

Depois de bater os ingredientes líquidos, mistura a farinha (e depois o fermento) com cuidado, com a ajuda de uma espátula ou fouet. Além disso, é importante peneirar a farinha e o fermento antes de misturá-los aos demais ingredientes.

O que é o bolo de cenoura americano

O bolo de cenoura americano é diferente do que conhecemos no Brasil: geralmente, ele é feito com cenouras raladas e especiarias como canela e noz-moscada. Além disso, a cobertura não é de chocolate, mas feita com cream cheese. Confira no TudoGostoso como fazer bolo de cenoura americano!

Agora que você já sabe tudo sobre bolo de cenoura, que tal colocar as mãos na massa? Assista ao vídeo do TudoGostoso, veja como fazer o incrível bolo de cenoura e prepare em casa:

PGlmcmFtZSBpZD0iX21qejFkaGk2ZyIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9tUmlqNTlBWVFQMD9yZWw9MCZhbXA7YW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49IiI+PC9pZnJhbWU+