Buscar

Detox no inverno: aposte nessa dieta na estação gelada sem sofrimento

Cb image default
Getty Images

Fazer uma dieta detox no inverno pode assustar um pouco, pois na estação do frio sentimos mais fome e preferimos ingerir comidas mais quente. Mas saiba que dá para apostar na detoxificação do organismo, que auxilia o corpo a eliminar toxinas, por meio de sopas ricas em alimentos naturais.

Saiba mais sobre o processo

A diminuição ou eliminação das substâncias tóxicas ocorre “por meio do suor, lágrimas, urina, entre outros. O processo acontece em todas as células do corpo, mas, principalmente, no fígado e no intestino”, conta Marisa Resende Coutinho, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo. O cardápio da dieta detox deve “ter baixas calorias, não conter alimentos industrializados, ter pouco sal e açúcar, ser rico em vegetais e frutas, e eliminar a carne vermelha”, complementa Gabriela Marcelino, nutricionista da Congelados da Sônia.

Também é saúde!

Apesar de ser uma dieta de poucas calorias, os benefícios do detox vão além do emagrecimento. A melhora do sistema imunológico e a prevenção de doenças são algumas de suas vantagens. O motivo é a presença alimentos como a couve, o repolho, o brócolis, o gengibre, a cúrcuma, o limão, entre outros, que, além de levinhos, são excelentes fontes de vitaminas e minerais.

Como acontece o emagrecimento?

A maioria das toxinas são lipossolúveis, ou seja, se acumulam no tecido gorduroso do nosso organismo. Assim, para que ocorra o processo de emagrecimento, é necessário a quebra dos tecidos adiposos e, consequentemente, a liberação das toxinas que estavam armazenadas. “É interessante fazer uma dieta detox quando o indivíduo já perdeu uma quantidade de peso e teve uma estabilização dessa perda”, aconselha Marisa.

Detox no inverno

Para acelerar o processo de emagrecimento, a última refeição do dia deve ser leve, então, uma sopa detox é o prato ideal, principalmente para os dias mais frios. Segundo a médica nutróloga e ortomolecular Tamara Mazaracki: “As sopas são um curinga para quem está de dieta. O alimento quente é rico em água, que ajuda a promover saciedade”. “Enquanto dormimos, o organismo processa tudo o que foi ingerido durante o dia e elimina as toxinas”, afirma a nutricionista. Por isso, se a refeição for leve e nutritiva, o trabalho do corpo fica mais fácil. Mas a dieta pode ser adequada às necessidade de cada indivíduo, de acordo com as indicações do nutricionista.

Sopa detox

Para a sopa ser detox, “não deve conter excesso de sal e condimentos, gorduras trans, carnes gordas ou produtos refinados como arroz, macarrão ou farinha branca”, aconselha Tamara. Portanto, para garantir uma sopa magrinha, opte pelos alimentos como couve, gengibre, cúrcuma, brócolis, batata-baroa, inhame e espinafre, por exemplo.

Consultoria: Gabriela Marcelino, nutricionista da Congelados da Sônia, do Rio de Janeiro (RJ); Marisa Resende Coutinho, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo, de São Paulo (SP); Tamara Mazaracki, médica nutróloga e ortomolecular, do Rio de Janeiro (RJ)

Texto: Redação Alto Astral

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.