Buscar

RECEITA: Aprenda a fazer caldos para aquecer no frio

Confira as receitas dos maiores sucessos da estação.

Cb image default
Divulgação

Canja de galinha

Ingredientes

1 sobrecoxa com osso e sem pele; 300g de peito de frango sem osso e sem pele em cubos; 1 xícara de chá de arroz cru; 1/2 colher de sobremesa de sal; 1 colher de sopa de azeite; 2 dentes de alho amassados; 2 colheres de sopa de cebola picada; 1 tomate maduro sem sementes picado; 1,5 litro de água; 1 cenoura média em cubinhos; 1 colher de sopa de salsa picada.

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Acrescente o frango e o tomate e deixe dourar. Coloque a água e o sal, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 10 min. Retire o frango e desfie. Devolva o frango desfiado para a panela e, sem colocar a pressão, adicione a cenoura e o arroz. Deixe cozinhar por mais 10 min. Desligue o fogo e junte a salsa.

Caldo de feijão

Ingredientes

1 xícara de feijão vermelho ou preto; 100g de bacon picado; 100g de calabresa picada em cubos pequenos; 4 colheres (sopa) de azeite; 2 cebolas finamente picadas; 3 dentes de alho amassados; 4 xícaras (chá) de água; Sal e pimenta-do-reino a gosto; Cebolinha picada a gosto.

Modo de preparo

Cozinhe o feijão com toda a água em uma panela de pressão, por cerca de 40 min, depois de começar a ferver. Em outra panela, refogue as cebolas e o alho no azeite, acrescente o bacon e a calabresa, o sal e a pimenta-do-reino e deixe dourar. Passe o feijão no processador ou bata no liquidificador com toda a água restante. Junte ao refogado da panela, deixe ferver por mais 5 min (se necessário, acrescente mais água). Retire do fogo, adicione a cebolinha e sirva em seguida. Podem ser colocados torresmos por cima de cada porção.

Caldo verde com mandioquinha

Ingredientes

100g de músculo em pedaços; 4 mandioquinhas; 2 xícaras (chá) de couve; 1 cebola; 1 vidro pequeno de palmito picadinho; 1 maço de cheiro-verde; 4 xícaras (chá) de água; 2 dentes de alho; 1 colher (chá) de azeite.

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente o músculo e deixe dourar. Adicione a água, a mandioquinha e o cheiro-verde. Deixe cozinhar por 30 min depois de pegar pressão. Retire a carne e bata o restante no liquidificador. Retorne o caldo para a panela, junte a couve e o palmito e deixe ferver por mais 5 min. Pode ser servido com torradas ou fatias de pão para acompanhar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.