Buscar

Saiba algumas coisas importantes sobre o Cachorro Rottweiler

Quem vê cara, não vê coração. Se pudéssemos resumir o cachorro Rottweiler em uma frase, seria essa

Cb image default
Diana, é uma cadelinha com 30 dias de vida

Quem vê cara, não vê coração. Se pudéssemos resumir o cachorro Rottweiler em uma frase, seria essa. E a explicação é simples: esses cãezinhos, quando bem educados, são muito mais que uma feição nervosa de um, já característico, cachorro protetor.

Exímios guardiões, os Rottweilers são usados, por grande parte dos seus tutores, para proteger o ambiente, seja ele qual for. E cumpre esse papel como nenhum outro cachorro. Porém, aos que preferem educá-los desde muito cedo com muito amor, terá um cãozinho que retribui todo esse carinho.

Condição física

Desenvolvidos para o trabalho, os cães dessa raça são extremamente ativos e territorialistas. Por isso, é comum vê-los como guias policiais, exímio competidores, excelente guardiões e qualquer outro serviço que seja designado para eles.

Devido ao seu tamanho, tendem a comer muito. Portanto, cabe ao tutor delimitar a quantidade ideal de ração e realizar passeios diários com o seu cachorro para evitar o sobrepeso. Atividades que exijam inteligência irão melhor desenvolver todo o potencial do pet, além de evitar que ele fique no tédio.

Cb image default
Divulgação

DESTAQUES E CURIOSIDADES

Além da feição séria, o Rottweiler possui uma força incrível. Para se ter ideia, a sua mordedura é mais forte que a de cães reconhecidos por sua força, como o Pastor Alemão e o Pitbull. Especialistas apontam o tamanho da cabeça como chave para a força, quanto maior, mais forte será a mordida.

Popularidade nacional

A raça Rottweiler está entre as 10 mais populares no Brasil. O que não é exclusividade nossa, já que a raça também é popular na Europa e nos Estados Unidos. Mas, por mais que ainda esteja no top 10, a raça já foi muito mais popular entre os brasileiros.

ORIGEM

Assim como acontece com outras raças, há controvérsias em relação a origem do Rottweiler. Oriundo da Alemanha, para alguns especialistas, eles são descendentes do Boiadeiro da Baviera. A outra teoria, é de que a raça surgiu após o cruzamento do Mastim com o Pastor Alemão.

ORIGEM DO NOME

A origem do nome do animal foi devido a popularidade que a raça ganhou na cidade de Rottweil, na Alemanha. Lá, uma cidade reconhecida por ser um grande pólo de açougueiros, o cachorro era chamado de Rottweiler metzgerhund (cão açougueiro), por ser utilizado para puxar os carrinhos de carnes.

CÃO DE GUERRA

Antes da Primeira Guerra Mundial, o Rottweiler já era utilizado para proteger o exército alemão. No entanto, com o estopim das duas Grande Guerras, ele foi novamente utilizado pelos militares para o trabalho. Porém, apenas 21 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1966, a raça foi definitivamente reconhecida.

CÃO PASTOREIRO

Ligado ao trabalho desde sempre, o Rottweiler também ficou conhecido por ser um excelente cão pastoreiro. Por conta da sua força, os fazendeiros utilizavam o cachorro para controlar e pastorear os rebanhos de gado na Alemanha.

Cb image default

PERSONALIDADE

A personalidade dos Rottweilers está diretamente ligada a educação que ele recebe. Caso seja criado para o trabalho de guardião feroz, ele será exatamente assim. Ouvindo qualquer barulho estranho, tentará proteger o território e seu tutor.

Agora, se educado desde muito cedo a estar próximo de outras pessoas e cachorros, ele jamais irá atacá-los. Além disso, eles também são excelentes cães de companhia, amorosos e muito apegados aos seus tutores, alguns tendem até a ser meio desengonçados.

Convivência

Como já dissemos, tudo que envolve o seu companheiro irá depender diretamente da educação dada a ele. Os Rottweilers são como crianças, se baseiam naquilo que escutam, observam e convivem. Portanto, a convivência do cãozinho dependerá unicamente das escolhas feitas pelos tutores.

Para quem acha que eles não se dão bem com crianças, isso não é verdade. Aqueles que, desde cedo, estão em contato com os pequenos, vão se dar muito bem com eles, mesmo os cãezinhos mais sérios.

Socialização

É difícil imaginar um Rottweiler brincando com um felino pelo quintal, concorda? Mas acredite, é possível. Quando criados juntos desde pequenos, os pets podem se dar muito bem durante toda a vida. Agora, se você já tem um cão adulto e decide ter um bichano em casa, é importante iniciar alguns cuidados de adestramento.

Na 9º posição no ranking de inteligência canina feito pelo Dr. Stanley Coren, o Rottweiler está entre as raças mais inteligentes do mundo e irá obedecer sem dar muito trabalho. Esse adestramento é essencial para ter um pet sociável em casa.

Cb image default

Cuidados com a saúde do Rottweiler

Os Rottweilers são animais extremamente saudáveis. Porém, assim como outras raças, eles possuem algumas predisposições a doenças que devem ser acompanhadas de perto pelos tutores e por um médico-veterinário.

Entre os principais problemas, estão: displasia no quadril, que costuma aparecer com maior frequência conforme eles vão envelhecendo; displasia no cotovelo, que é causada por uma má formação deste membro; problemas genéticos no coração, entre outros. 

Cuidados com a saúde do Rottweiler

Os Rottweilers são animais extremamente saudáveis. Porém, assim como outras raças, eles possuem algumas predisposições a doenças que devem ser acompanhadas de perto pelos tutores e por um médico-veterinário.

Entre os principais problemas, estão: displasia no quadril, que costuma aparecer com maior frequência conforme eles vão envelhecendo; displasia no cotovelo, que é causada por uma má formação deste membro; problemas genéticos no coração, entre outros. Caso perceba algo estranho com o seu pet, leve-o para uma consulta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.