Buscar

Sopa detox: 2 receitas gostosas que ajudam a desintoxicar o corpo

Sopa detox: 2 receitas gostosas que ajudam a desintoxicar o corpo/

Cb image default

(los_angela/ThinkstockPhotos)

No friozinho, nada como tomar uma sopa para esquentar o corpo – mas é preciso tomar cuidado com a escolha dos ingredientes (e dos acompanhamentos) para evitar calorias extras.

As sopas detox sugeridas pela nutricionista Camila Laranja, da Clínica Camila Laranja, em São Paulo, são uma ótima pedida: cabem na dieta e ainda ajudam o corpo a eliminar substâncias tóxicas, que afetam as células do nosso organismo.

As duas opções não levam proteínas de origem animal e contam com nutrientes que promovem essa limpeza no corpo, como selênio, magnésio, vitaminas do complexo B, zinco, cobre, vitaminas A, E, C. “Também têm uma boa quantidade de compostos antioxidantes, como flavonoides e glutationa”, explica Camila.

Creme de palmito com alho e cebolinha

A receita tem baixo teor de carboidratos, sendo uma boa escolha em dietas low carb. A cebolinha é uma planta rica em compostos anti-inflamatórios, que auxilia na redução dos radicais livres e do envelhecimento celular. Já o alho tem como principal substância a alicina, que diminui o risco de doenças cardiovasculares e que atua em enzimas responsáveis por acelerar a desintoxicação. 

Ingredientes

200 gramas de palmito in natura 1/2 unidade de cebola pequena 3 dentes de alho • sal a gosto • azeite de oliva a gosto • cebolinha-verde picada, a gosto (para decorar)

Modo de preparo

Corte o palmito em pedaços e cozinhe até que fiquem bem macios. Depois, bata todos os ingredientes no liquidificador e leve ao fogo por 5 minutos para aquecer. Finalize com a cebolinha. Sirva a seguir.

Cb image default

(los_angela/ThinkstockPhotos)

Creme de couve-flor e brócolis com farofa de quinoa

O creme de couve-flor com brócolis é composto por esses dois legumes da família das brássicas, que contêm glicosinolatos – compostos que previnem o câncer e estimulam a desintoxicação do organismo. A quinoa entra na receita como um ingrediente proteico livre de toxinas, diferentemente das proteínas de origem animal. 

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de amêndoas trituradas em pedaços médios ou em lascas (para a farofa) 1 xícara (chá) de quinoa (ou quinua) em grãos (para a farofa) 1/2 xícara (chá) de farelo de aveia (para a farofa) 3 colheres (sopa) de linhaça (para a farofa) 2 colheres (sopa) de azeite de oliva (para a farofa) 4 colheres (sopa) de água (para a farofa) 1 xícara (chá) de couve-flor (para o creme) 1 xícara (chá) de brócolis (para o creme) 1 dente de alho (para o creme) 1/2 unidade de cebola pequena (para o creme) • azeite de oliva a gosto para untar a frigideira e refogar • semente de mostarda a gosto (para o creme) • curry (ou caril) a gosto (para a farofa) • sal a gosto • pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Da farofa:

Em uma frigideira untada com azeite, doure as amêndoas (mexa por cerca de 10 minutos sem parar, cuidando para não queimar). Acrescente a quinoa, o farelo de aveia, a linhaça, 2 colheres de sopa de azeite, o curry, o sal e a pimenta. Mexa por mais 5 minutos, coloque a água e mexa por mais 10 minutos ou até que a quinoa cozinhe e fique crocante.

Do creme:

Refogue a couve-flor e o brócolis com alho e cebola. No processador ou no mixer, triture até virar um creme. Leve ao fogo novamente e finalize com sal marinho, pimenta-do-reino, azeite de oliva e sementes de mostarda. Acrescente a farofa na hora de servir.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.