Buscar

Tá chegando a hora do almoço! Aprenda receita básica de risoto

É um prato único, fácil de fazer e muito saboroso. Porém, se você resolver servir acompanhado de uma carne mais elaborada, ou que seja acompanhada de legumes por exemplo, o risoto simples é o mais indicado para não brigar com os outros sabores.

Essa receita também serve como uma base, pois acrescentando outros ingredientes pode se fazer milhares de risotos com ela. Para os iniciantes na cozinha é um bom prato para impressionar.
Ingredientes:

1/2 cebola picada

3 colheres (sopa) de azeite

1 xícara (chá) de arroz arbório

1/2 xícara (chá) de vinho branco seco3 xícara(s) (chá) de Água fervente

2 tablete(s) de caldo de legumes

1/2 xícara de parmesão ralado

Pimenta do reino (prefiro usar a pimenta branca)

1 colher (sopa) bem cheia de manteiga

Coloque a água para ferver e dissolva nela os tabletes de caldo de legumes. Depois que ferver, desligue e mantenha a panela com água ao lado da panela em que fará o risotto.

Aqueça o azeite e refogue a cebola em fogo baixo até ficar transparente. Junte o arroz e misture bem. Some o vinho branco, mexa e mantenha no fogo baixo até que ele quase seque. Pegue uma concha do caldo de legumes e junte ao arroz. Mexa de vez em quando para evitar que grude no fundo, quando estiver quase secando, repita a operação (sempre em fogo baixo), até que o arroz fique bem macio. Normalmente usa-se todo o caldo. Desligue o fogo, junte o parmesão, a manteiga e polvilhe um pouco de pimenta.

Gosto de servir regado com um bom azeite e polvilhado com orégano e/ou tomilho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.