Buscar

Câmara Municipal através da Vereadora Vilma Felini e da Mesa Diretora, faz homenagem ao mês Outubro Rosa de combate ao Câncer de Mama.

“Outubro Rosa” é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Cb image default
Divulgação

Para quem foi acompanhar a sessão ordinária da Câmara Municipal na última terça-feira (15), se deparou com enfeites alusivos a Campanha do Outubro Rosa. Por iniciativa da Vice-Presidência da Câmara Municipal de Sidrolândia, através do gabinete da Vereadora Vilma Felini, foi confeccionada artesanalmente garrafinhas na cor símbolo da Campanha que é a cor Rosa.

Um Pouco da história...

“Outubro Rosa” é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade. Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida pela cura" que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Câncer Foundation. O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.

Para a Vereadora Vilma Felini: “nosso lema é e sempre será: Prevenir é sempre o melhor remédio! E por ser hoje a única mulher deste parlamento, é meu dever e minha obrigação tomar a frente destas ações ligadas diretamente a vida e a saúde de nós mulheres. Agradeço ao Presidente Carlos Henrique que não mede esforços em apoiar nossas ações por que, sem as importantíssimas parcerias e as portas abertas, com certeza todas as nossas realizações seriam impossibilitadas”.

Segundo o Presidente Carlos Henrique: “A Vereadora Vilma tem sido um diferencial e um divisor nesta atual legislatura, ela tem idealizado e encabeçado com extrema competência e amor as principais e importantes ações sociais desta nossa mesa diretora. Com seu toque sutil feminino, meu papel como Presidente, tem sido basicamente apoiar, dar suporte, dar auxilio, dar sustentação e incentivo para que as ações do nosso legislativo sob a responsabilidade da vereadora aconteçam de forma como nunca vimos por aqui. Hoje podemos afirmar com toda convicção e sem medo de errar, que o legislativo que comandamos hoje, está sim presente nas ações e nas vidas das pessoas”. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.