Buscar

Para evitar eliminação, Portugal trava confronto direto com o Irã

A seleção de Portugal encerra a sua participação no Grupo B da Copa do Mundo de 2018 nesta segunda-feira, às 15h00 (de Brasília)

Cb image default
Cristiano Ronaldo é o grande astro da seleção de Portugal (Foto: Maddie Meyer/Getty Images/AFP)

A seleção de Portugal encerra a sua participação no Grupo B da Copa do Mundo de 2018 nesta segunda-feira, às 15h00 (de Brasília), fazendo um confronto direto com o Irã na Mordovia Arena, em Saransk, na Rússia. Os portugueses dividem a liderança com a Espanha, ambos com quatro pontos, um a mais que os iranianos. No mesmo horário os espanhóis duelam com o já eliminado Marrocos.

Portugal, que neste Mundial empatou por 3 a 3 com a Espanha e derrotou Marrocos por 1 a 0, tem a vantagem do empate para avançar até às oitavas de final. Aos iranianos, apenas a vitória interessa. O time asiático venceu os marroquinos por 1 a 0 e perdeu, pelo mesmo marcador, para os espanhóis.

Fernando Santos, treinador de Portugal, alegou seus comandados para o forte esquema defensivo do Irã: “A seleção do Irã tem uma defesa muito difícil de ser vazada e isso ficou visível nos dois primeiros jogos da Copa do Mundo. Acho que o fato deles precisarem do resultado não vai interferir nesta qualidade defensiva, pois duvido que eles possam se expor. Pelo menos não no começo do jogo. Como não pretendemos jogar pelo empate, vamos tentar nos impor e atacante, porém, com responsabilidade”, disse o técnico.

A principal aposta portuguesa é Cristiano Ronaldo, considerado o melhor jogador do mundo e que marcou os quatro gols de Portugal no torneio até aqui. Parar CR7, inclusive, é uma espécie de lição de casa para os iranianos caso queiram realmente a vaga nas oitavas de final. Porém, isso não parece atordoar ao técnico Carlos Queiroz, que também é português.

“Portugal não é apenas Cristiano Ronaldo. Pensamos no jogo de maneira coletiva e por isso não adianta nada me preocupar apenas com um jogador. Se marcarmos Cristiano Ronaldo livre, outros jogadores podem aproveitar o espaço e decidirem o jogo para Portugal. O importante é nos mostrarmos consistentes na defesa e prontos para decidir o jogo na base dos contra-ataques”, analisou Queiroz, que vai repetir a escalação do duelo contra a Espanha.

A equipe portuguesa deverá ter força máxima para encarar o Irã. Ausência nos últimos dias por conta de uma gripe, o meio-campista João Moutinho participou normalmente da última atividade comandada pelo treinador Fernando Santos antes da viagem para Saransk.

Além de João Moutinho, Raphael Guerreiro não participou de alguns treinamentos devido a dores musculares, no entanto, trabalhou sem limitações nesse domingo no CT do Saturn, em Kratovo, local em que Portugal tem treinado ao longo da Copa do Mundo.

Tanto Moutinho quanto Guerreiro devem fazer parte do time titular para a última partida da fase de grupos da Copa do Mundo. A volta dos dois atletas aliviou Fernando Santos, já que ambos têm características importantes para o esquema de jogo do treinador.

Pelo regulamento do Mundial, as seleções se enfrentam dentro de seus respectivos grupos em turno único. Ao fim, as duas melhores colocadas avançam para as oitavas de final, enquanto que as demais voltam para casa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.