Buscar

Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite termina nesta segunda-feira

Até o momento 72.98% do público-alvo foram vacinados

Cb image default
Divulgação

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria de Saúde, anuncia que a programação de vacinação contra poliomielite nas unidades básicas de saúde encerra nessa segunda-feira (30/11).

A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação, que iniciou dia 5 de outubro. A meta é imunizar 95% do total de 2.935 crianças no município. Até na manhã desta segunda-feira, a cobertura é de 72.98%, com 2.142 doses aplicadas.

Simultaneamente à Campanha Nacional contra a Poliomielite, está ocorrendo a Campanha de Multivacinação, com a finalidade de oportunizar o acesso às vacinas e atualizar a situação vacinal. O grupo-alvo para atualização da carteira de vacinação é de crianças e adolescentes 0 a 14 anos completos.

Todas as vacinas do Calendário de Imunização de crianças e adolescentes estarão disponíveis, sendo elas a BCG, Hepatite A e B, Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e Meningite e infecções por HiB), Rotavírus Humano, Pneumocócica 10 valente, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Tríplice Bacteriana DTP (difteria/tétano e coqueluche), Meningocócica C e Varicela.

As vacinas para os adolescentes são: Hepatite B, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), HPV, dt (difteria/tétano) e Febre Amarela.

Ressaltando que todos deverão comparecer às unidade de saúde portando o cartão de vacinação e o Cartão SUS e usando máscaras de proteção. Todas as medidas de prevenção serão respeitadas, conforme os protocolos sanitários para minimizar os riscos relacionados à Covid-19.

O que é poliomielite e qual é a importância da vacina?

A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa causada por vírus (poliovírus). Ela geralmente ocorre em crianças de até 5 anos, mas pode surgir em adultos que não tomaram a vacina.

A poliomielite é uma doença muito grave que pode levar à paralisia dos membros inferiores e, no pior dos casos, à morte dos portadores.

Não existe tratamento e a única forma de prevenção é a vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3.

A Prefeitura de Sidrolândia aproveita para lembrar das dicas importantes no combate ao Covid-19.

- Lavar as mãos

- Evitar tocar olhos, boca e nariz

- Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas

- Use Álcool gel e máscaras

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.