Buscar

Sábado será o Dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite

Unidades de Saúde urbanas e do Quebra Coco atenderão das 8h às 17h. Baixo comparecimento preocupa em todo o Brasil, e casos confirmados aumentam

Cb image default
Divulgação

Será realizado no sábado (18) em todo o país, o Dia D de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. A ação é desencadeada pelo Ministério da Saúde com a participação dos estados e municípios.

Em Sidrolândia, a meta é imunizar 2.860 crianças. As unidades de Saúde da área urbana e do distrito de Quebra Coco atenderão das 8h às 17h, e os pais devem levar o cartão de vacinação das crianças.

A campanha se estenderá até o dia 31/08 em todas as unidades urbanas e rurais de Sidrolândia, e a Secretaria de Saúde aproveita o ensejo para solicitar aos pais que levem as crianças de zero a doze meses para conferir a atualização do cartão vacinal.

Baixo comparecimento preocupa

Não é somente em Sidrolândia que tem sido baixa a procura nos postos de saúde.

Conforme o site do Ministério da Saúde, até a terça-feira (14), 3,6 milhões de doses das vacinas contra a pólio e sarampo foram aplicadas em crianças de todo o país. Foram 1,808 milhão de crianças vacinadas contra a pólio e 1,801 milhão contra o sarampo. O quantitativo corresponde a cerca de 16,13% do público-alvo para a pólio e 16,07% para o sarampo.

Na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo, o Ministério da Saúde convoca mais de 11 milhões de crianças de um a menores de cinco anos devem ser vacinadas.

A Campanha deste ano é indiscriminada, por isso, todas as crianças nessa faixa etária devem se vacinar, independentemente da situação vacinal.

Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.