Buscar

Novo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 se reuniu pela primeira vez

Encontro serviu para apresentação da coordenadora e definição das primeiras medidas para os primeiros meses de 2021.

Cb image default
Divulgação

A nova composição do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 foi apresentada nesta quinta-feira (14/01) na Prefeitura de Sidrolândia. Além da apresentação da coordenadora, enfermeira Viviane Famea Mitani, foram definidas as primeiras medidas a serem cumpridas.

A prefeita, Vanda Camilo, e o secretário Municipal de Saúde, Dr. Renato Couto, participaram do encontro. Na segunda-feira (11/01), ela assinou o Decreto Municipal que institui o Comitê para o ano de 2021, que sofreu renovação em parte de sua representação em relação ao ano passado.

Enquanto ocorria a reunião, era anunciado pela Secretaria de Estado de Saúde que o Município de Sidrolândia melhorou sua posição no Programa Prosseguir, deixando a Bandeira Vermelha (Grau Alto) para Bandeira Laranja (Grau Médio) de risco pela Covid-19.

Durante o encontro, foram deliberados os primeiros encaminhamentos, que devem ser seguidos no Município.

Sobre o retorno das aulas em 01/03/2021, ficou decidido que serão levantadas as demandas de biossegurança e decididas com a Secretaria Municipal de Educação, que ainda deverá indicar nomes para apoio da fiscalização na cidade, conforme o Decreto Estadual e Municipal vigentes.

Caberá ao Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, a fiscalização do cumprimento do Toque de Recolher, iniciado às 22 horas, até às 5 horas da madrugada. O carro de som voltará a alertar a população sobre o respeito à norma.

Em relação ao comércio, a Associação Empresarial de Sidrolândia (Aesidro) deverá informar os estabelecimentos sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras para os funcionários dos estabelecimentos, bem como a recomendação para os clientes, conforme artigo 38 do Decreto Municipal vigente. O Comitê se reunirá com a Aesidro para orientar empresários e colaboradores a respeito das novas medidas.

O novo Decreto Municipal que será publicado em breve, excluirá a obrigatoriedade (Artigo 19) para os grupos de risco, em relação às compras no comércio.

Também deixará de ser obrigatório o uso de máscara para caminhadas, devendo ser respeitado o distanciamento. E no Terminal Rodoviário, estará vetado o Artigo 31, que dispõe sobre o controle de embarque e desembarque.

No que diz respeito ao funcionamento dos templos religiosos, o Comitê se reunirá com os dirigentes e lideranças para transmitir as orientações sobre as novas decisões que serão tomadas quanto às celebrações e cultos presenciais.

Composição do Comitê

Secretaria Municipal de Saúde;

Procuradoria Geral do Município;

Comissão de Saúde da Câmara Municipal;

Secretaria de Assistência Social;

Conselho Municipal de Saúde;

Hospital Beneficente Elmíria Silvério Barbosa;

Vigilância Sanitária;

Assistência Farmacêutica;

Rede de Urgência e Emergência;

Vigilância Epidemiológica;

Laboratório de Saúde Pública Municipal;

Controle de Vetores e Endemia;

Médicos da Rede Municipal de Saúde;

Saúde Bucal;

Rede de Atenção Básica;

Rede de Média Complexidade Ambulatorial e Hospitalar;

Defesa Civil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.