Buscar

TRE tenta emplacar biometria já para as próximas eleições em Mato Grosso do Sul

A menos de um ano da eleição, 56% dos eleitores do país ainda não têm cadastro biométrico

Cb image default
Divulgação

A menos de um ano da eleição, mais da metade dos eleitores brasileiros ainda não registrou suas impressões digitais para poder votar com biometria. São 80 milhões de pessoas – número que representa 56% do eleitorado do país.

A expectativa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é que mais 10 milhões de pessoas consigam fazer o cadastro em 2018. O órgão estima, porém, que todo o eleitorado do país só esteja apto para votar por impressão digital em 2022.

Nas eleições de outubro deste o ano, a biometria deverá ser obrigatória em cerca de 2.800 cidades de todos os estados – o número exato será conhecido em maio, 150 dias antes do pleito. O 1º turno da disputa ocorre no dia 7 de outubro.

Mato Grosso do Sul, por exemplo, é um dos três estados em que menos de 25% do eleitorado realizou o procedimento, se igualando ao Rio de Janeiro (com 11%) e Minas Gerais (com 16%). Somando os três, aproximadamente 25 milhões de pessoas ainda precisam passar pelo procedimento.

Em MS, estão cogitados para disputar o governo do Estado, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o ex-governador André Puccinelli (MDB) e o juiz aposentado Odilon de Oliveira (PDT).

Pensando em ampliar o número de eleitores cadastrados, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) vai estender o atendimento aos sábados para quem pretende fazer o cadastramento biométrico. A mudança começa a partir do próximo dia 20.

Antes sem funcionar aos fins de semana, a Central de Atendimento ao Eleitor, na rua Delegado José Alfredo Hardman, 180, Parque dos Poderes, vai ficar aberta aos sábados das 8h até às 12h.

Já o Memorial da Cultura, que funcionava , na av. Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro, vai abrir das 8h às 17h. Três a mais do que anteriormente.

A campanha do TRE-MS ganhou um importante e influente aliado, o deputado estadual Onevan de Matos (PSDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa, que há dias enfrentou fila para realizar o procedimento.

“O cadastramento biométrico é mais uma iniciativa que tem por finalidade garantir segurança, lisura e celeridade nas eleições e demonstra o bom trabalho realizado pela Justiça Eleitoral. É uma forma de, também, fortalecer a democracia de nosso país!”, destacou Onevan de Matos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.