Buscar

Vacinação contra a Influenza já ocorre para alguns grupos prioritários; saiba quais são

Todas as Unidades de Saúde urbanas e rurais possuem doses da vacina, conforme o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde

Cb image default
Divulgação

A Prefeitura de Sidrolândia através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou em todas as Unidades de Saúde urbanas e rurais, a campanha de vacinação contra a Influenza.

Segundo o Ministério da Saúde, a ação será desencadeada em todo o Brasil até 1º de junho, com o Dia D programado para 12 de maio.

Em Sidrolândia serão disponibilizadas até o final da campanha pouco mais de 11 mil doses, destinadas ao público-alvo. Deste total, cerca de 4 mil já foram enviadas para a primeira etapa da campanha, que irá até o dia 12.

Quem já pode receber a vacina

Os grupos prioritários foram divididos para o decorrer da campanha de vacinação. Segundo o cronograma, desde a segunda-feira (23) já podem ser vacinados ostrabalhadores em saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos,11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, e professores do ensino básico (Ensino Regular, Especial e/ou Educação de Jovens e Adultos-EJA) e superior das escolas públicas e privadas.

Este público-alvo deve comparecer às unidades até o Dia D da vacinação.

Povos Indígenas devem aguardar

As doses da vacina destinadas à população indígena ainda não foram enviadas a Sidrolândia pelo Ministério da Saúde.

A Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde já adotou estratégia de atendimento em parceria com a FUNASA para realizar a vacinação dentro das aldeias, tão logo o Município receba as doses.

Outras datas e grupos prioritários

• A partir de 12/05 - para a população acima de 60 anos de idade;

• De 21/05 a 01/06 - para os demais grupos.*

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outra s condições clínicas especiais independentemente da idade (conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas).

*Os grupos de comorbidades devem ter cadastro no serviço e apresentar o cartão de acompanhamento ou laudo médico da doença que deverá ser retido no serviço para posterior apresentação a quem necessitar da informação, ficando sob responsabilidade do profissional médico a indicação da vacina.

A doença e os tipos de vírus

A influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Em geral, tem evolução por período limitado, em geral de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave.

A gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus.

Um indivíduo pode contrair a gripe várias vezes ao longo da vida.

Tipos de Vírus

Existem três tipos de vírus influenza que circulam no Brasil: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública, não estando relacionado com epidemias.

O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias (A/H1N1pdm09 e A/H3N2).

A vacina contra gripe ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra estes três tipos de vírus. (Com informações do Ministério da Saúde)  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.