Buscar

Entidade aponta MS em 17º no ranking de fechamento de lojas

Apesar de negativo, o índice do estado está abaixo da média nacional.Setores que dependem de crédito foram os que sofreram mais.

Número de lojas do comércio varejista de Mato Grosso do Sul caiu 9,9% em 2015 (Foto: Juliene Katayama/G1 MS)

Mato Grosso do Sul terminou o ano de 2015 na 17ª posição do ranking nacional de fechamento de lojas do varejo. A informação é de estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Conforme a pesquisa, o número de lojas varejistas do estado com vínculo empregatício caiu 9,9% no ano passado em relação ao anterior. Apesar de negativo, o índice do estado está abaixo da média nacional, que foi de 13,4%, o que representou 95,4 mil estabelecimentos a menos no país.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio MS), Edison Araújo, aponta que o desempenho do varejo do estado poderia ter sido bem melhor se houvesse redução da carga tributária e do custo de produção.

Mesmo com a situação da economia do país, Araújo se mostra otimista. “Embora estejamos cautelosos, acreditamos que logo vamos conseguir superar essa crise, voltar a crescer e gerar emprego e renda. Precisamos nos organizar, ter o foco na gestão e continuar trabalhando muito”, concluiu.

Dados nacionaisConforme o CNC, todos os segmentos do varejo apresentaram queda no número de lojas. Os setores que dependem das condições de crédito foram os sofreram as maiores retrações na quantidade de estabelecimentos:  materiais de construção (-18,3%), informática e comunicação (-16,6%) e móveis e eletrodomésticos (-15,0%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.