Buscar

Menina de 2 anos morta por H1N1 em MS não tomou vacina, diz família

Mãe diz que filha estava resfriada e não havia sido imunizada contra a gripe.Sesau recomenda levar crianças aos postos para avaliar antes de vacinar.

A menina Elizabeth Cabral de Oliveira, de 2 anos, que morreu em Campo Grandevítima do vírus Influenza A H1N1 não havia tomado a vacina contra a gripe, segundo a família. A morte foi confirmada na quarta-feira (8) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A dona de casa Estela Chaparro Cabral, mãe da criança, disse que não levou a filha para ser imunizada porque ela já estava doente. “Esse ano ainda não porque ela teve um resfriado”, ressalta.

A criança começou a se sentir mal no dia 26 de junho e reclamava de fortes dores na barriga.

“Chegamos no posto, demorou para ela ser atendida. Ela estava com febre, passou dipirona para febre, antialérgico e soro para o nariz”, afirma.

Porém, a menina não apresentou melhoras e a família levou-a novamente para uma unidade de saúde.

“Ela continuou do mesmo jeito, com febre. Levamos ela na terça-feira no médico de novo”, relembra a mãe. Os resultados dos exames feitos no dia anterior apontaram baixo número de plaquetas no sangue.

A menina foi levada ao Pronto Atendimento Integrado (PAI). O pai de Elizabeth, o motorista Divino Rodrigues de Oliveira, questionou o atendimento prestado à filha. “Na segunda-feira, quando ela foi levada lá [unidade de saúde], se fosse atendida rápido, se tivessem pedido todos os exames, já tinham descoberto. Provavelmente, entrava com a medicação mais rápido”, relembrou.

A diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), Márcia Dal Fabbro, disse que a vítima recebeu todo o atendimento necessário. Na última sexta-feira (3), a criança foi transferida para a Santa Casa de Campo Grande, mas morreu no dia seguinte. A doença evoluiu rapidamente, o que provocou a morte da menina.

Márcia explica os danos que o vírus pode causar no organismo. “O H1N1 causa uma agressão nos pulmões, e com a grande quantidade de secreção, pode propiciar o surgimento de bactérias, e ocasionar uma pneumonia, onde está a complicação desse quadro”, explica a diretora.

Crianças com até 5 anos de idade estão mais vulneráveis ao vírus e fazem parte do grupo de risco. Em 2015, as crianças foram o público que mais demorou a atingir a meta de vacinação. Os últimos dados divulgados, referentes à primeira quinzena de junho, apenas 65% das crianças foram vacinadas.

A recomendação é não vacinar se a criança sentir febre. “Se tem uma febre baixa, a gente pede para esperar passar para tomar a vacina. Se for só um resfriado, sem comprometimento da saúde da criança, sem quadro de febre; ela pode tomar normalmente a vacina”, afirmou Márcia.

A diretora recomendou ainda que as crianças sejam levadas mesmo doentes, já que os técnicos das unidades de saúde estão orientados a não aplicar a vacina se houver risco. Conforme a Sesau, ainda há doses disponíveis nos postos.

MorteA SES confirmou a morte de Elizabeth por H1N1 na quarta-feira (8). Conforme o boletim epidemiológico, já foram confirmados 169 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), 4 de Influenza A H1N1, 11 por Influenza A H3N2 e outros três de Influenza B.

Outros dois óbitos já haviam sido confirmados, sendo vítimas do vírus Influenza H3N2 de Campo Grande.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.