Buscar

Taxa de desemprego sobe 7,8% em MS no primeiro trimestre

Desempregados passaram de 79 para 104 mil pessoas

Mato Grosso do Sul apresentou uma taxa de desemprego de 7,8% no primeiro trimestre deste ano. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O resultado representa uma alta de 32 p.p. em relação ao trimestre anterior (out/nov/dez) e de 28 p.p. comparado a mesmo período do ano anterior.

Na contramão, o nível de pessoas com carteiras assinadas no Estado foi de 59,7%, um aumento de 2,6 p.p. em relação ao trimestre anterior.

São 2 milhões de pessoas ocupadas, sendo 458 mil no setor privado com carteira assinada e 137 mil sem carteira assinada. No setor público são 183 mil empregados. E, por conta própria, Mato Grosso do Sul tem 272 mil pessoas.

Quanto aos setores, Comércio e Reparação de Veículos é o que mais emprega, 234 mil pessoas. Na sequência, vem Administração Pública com 227 mil e Indústria Geral 119 mil.

O rendimento médio real habitualmente recebido em todos os trabalhos pelas pessoas ocupadas em Mato Grosso do Sul foi estimado em R$ 1.864, registrando praticamente estabilidade frente ao trimestre de novembro de 2015 a janeiro de 2016 (R$ 1.858).

Em Campo Grande, o desemprego aumentou 7,4% no primeiro trimestre,o que representa uma alta de 42 p.p. em comparação com outubro, novembro e dezembro do ano passado, quando o nível de desocupação era de 5,2%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.